ARLA/CLUSTER: Açorianos entupiram linhas da Protecção Civil

SUSF - PROTEÇÃO CIVIL susf-protecao.civil live.com.pt
Quarta-Feira, 1 de Abril de 2009 - 13:02:08 WEST


António Cunha, presidente do Serviço Regional da Protecção Civil, confirma que não há registo de qualquer estrago, mas que a população ficou assustada


O sismo que aconteceu, cerca das 6:58 locais desta quarta-feira (7:05 em Lisboa), atingiu os 4,7 na escala de Ritcher, uma intensidade que já há algum tempo não era registada. Uma situação que levou os habitantes da ilha Terceira a entupir a linha telefónica da Protecção Civil. 



O tenente coronel, António Cunha, presidente do serviço regional de Protecção Civil, confirma que não há registo de qualquer estrago e adianta que, para além da Terceira, o sismo foi também sentido na ilha de São Jorge.

A SUSF acompanhou no continente desde o primeiro minuto o desenrolar da situação, tendo cerca das 8:00 concluído que o sistema de comunicações 112 na ilha estava inoperacional por  sobrecarga, as vias de comunicação e recursos humanos para recepção dos pedidos de informação eram insuficientes. 

Cada vez que algo de semelhante ocorre no país ou no mundo, na SUSF fazemos o balanço da situação. A conclusão e alertas que deixamos sempre, é de que não estamos preparados para responder eficazmente aos pedidos de ajuda que podem surgir nestes casos, concluindo-se ainda, que quer o sistema 112 quer os Centros de Orientação de Doentes Urgentes do INEM estão muito aquém da capacidade mínima de recepção de pedidos de socorro. Uma das soluções apontadas é a descentralização das centrais de emergência, transferindo-as por exemplo para cada corpo de bombeiros, criando em cada Centro Distrital de Operações de Socorro equipas de atendimento, triagem, e despacho.  A descentralização do INEM é a iniciativa que embora legislada, falta implementar na prática, sem ela o sistema está condicionado. Por outro lado as centrais locais de emergência (actualmente dos corpos de bombeiros) deveriam passar para a tutela da ANPC,  dando-lhes assim "alguma isenção", e conferindo-lhes assim o estatuto de centros locais de gestão de emergências multidisciplinares (conceito CLOS-Centro Local de Operações de Socorro), sendo suportados pelos municípios e demais intervenientes, bastando entre estes centros e os agentes de socorro um único canal de comunicação rádio fiável, para efeitos de accionamento . Esta proposta pode ser viabilizada se pensar-mos em integração das centrais de emergência local em centros de comunicações multi-partilhados por Bombeiros, INEM, CVP, Transportadores Privados de Doentes e Sinistrados, Policia Municipal, PSP, GNR, etc... Desta forma evitam-se dispersões ineficientes de recursos técnicos, perdas de tempo no contacto com as unidades prestadoras de socorro locais, bem como os comuns erros de localização das ocorrências, que continuam a fazer vitimas mortais. Esta é uma das propostas de projecto que a SUSF - Associação de Proteção Civil,  tem preparada e apresentará ao próximo governo constitucional ou ao grupo parlamentar que pelo seu empenho denote ser merecedor da confiança deste projecto . 
A Solução passa assim por aprovar a descentralização destes serviços, e implementar o conceito de centrais de recursos partilhados, embora pareça mais dispendioso na verdade teria uma economia de recursos financeiros na ordem dos 68%, empregaria mais pessoas dando resposta a actual crise de emprego, aumentaria a eficiência no alerta e accionamento de meios em cerca de 73%. Fazemos ainda notar que foram este ano apresentadas na SEGUREX tecnologias de comunicação que viabilizam a multi-operabilidade  sem necessidade de prescindir dos recursos técnicos já existentes, o que nos permite grandes poupanças de recursos técnicos e financeiros, tecnologias essas com aplicabilidade em caso de catástrofe ao invés do actual modelo SIRESP. 
Este é um modelo de investimento publico sustentável que denota preocupação com todos os cidadãos de Portugal, não só com os que cá vivem mas também com os que por cá passam.



Cumprimentos, 

João Saraiva

Presidente da Direção Nacional
CT1-EBZ

www.susf.pt

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090401/91a23de8/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER