ARLA/CLUSTER: Consulta sobre o anexo 6 do QNAF

Paulo Santos ct4dk mail.telepac.pt

O meu comentário referente ao Anexo 6 do QNAF após uma leitura
superficial detectei alguns erros que era conveniente alertar
a ANACOM sobre os mesmos, e são os seguintes:

LF /  HF

Banda dos 160m: Segundo o plano de bandas da IARU é dos 1,810 a 2,000 MHz.

Banda dos 30m: Deveria ser só para a classe 1 e A visto ser de estatuto
secundário.

VHF / UHF

Banda dos 6m: Segundo o plano de bandas da IARU é dos 50,0 a 52,0 MHz
outra questão é a potência
deveria ser de 100W visto os radios comercializados disponibilizarem
essa potencia e deveria ser atribuida só
á classe 1 e A visto ser também de estatuto secundario

Banda dos 4m: Segundo o plano de bandas da IARU é dos 70,0 aos 70,5 MHz
a potencia segundo outros
planos de banda da Regiao 1 o normal é encontrar-se um consenso nos 22 dBW.

Banda dos 70cm: Na faixa 435 a 438 deveria ser estatuto primário visto
no plano de bandas da UIT toda a faixa
compreendida entre os 430 e 440 serem estatuto primário para AMADOR

Banda dos 23cm: Deveria ser só para a classe 1 e A visto ser de estatuto
secundário.

SHF

Banda dos 8cm: Falta a atribuição da faixa 3400 a 3475 MHz aprovado na
convenção da UIT  (Cavtat 2008) e recomendado pela IARU
 e a CEPT Footnote EU17 permite o serviço de Amador nos 3400-3410MHz.

Banda dos 3mm: Segundo o plano de bandas da IARU e dos 75,50 aos 81,50 GHz

Os melhores 73's
Paulo Santos, CT4DK