RARLA/CLUSTER: Morse, Exames, CT1´s, Ct2´s, Ct5´s

Paulo Santos ct1ewa gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2008 - 15:40:02 WEST

Boas colegas

Como costumo ser objectivo nas minhas considerações  o resultado por vezes
são inimizades , por isso “torço-me e contorço-me” para não intervir amiúde
das vezes, no entanto não resisto …mais uma vez!

O colega CT2HGL, tem toda a razão!

Mais….

Eu sou um dos CT1’s que nada ou quase nada sabe de morse!

… nunca o escondi nos vários post´s que coloquei sobre o assunto!

Mas também, para ter “telhados com menos vidro”, fui fazer o exame da Classe
A.

Convém referir que administrativamente só me “ofereceram” o Morse! As bandas
que utilizo hoje, exceptuando os 50MHz que carece de uma licença especial,
eu já as podia utilizar e no mesmo segmento,  no dia 23 de Março de 1993!

Permitam-me  voltar a referir,  com o respeito devido às opiniões
contrárias,  não concordo com a lei actual em inúmeras  situações. Um dos
exemplos é a   permissão de existirem licenças CT5 há 8  e provavelmente
mais anos!

Sem ofensa aos que usufruem dessa situação!

 É vergonhoso!

É contrário a qualquer conceito e definição de radioamador a não ser
infelizmente a já,  enraizada por CT ,   cultura do facilitismo e do
comodismo   por  alguns CT5´s e   CT2´s, acrescidas  em alguns destes,  pela
contestação como meio de atingir objectivos.

Alguns defendem-se com Espanha e a sua lei!

Eu  contraponho com exemplos de outros países: P5, 3V8, A5 ( contestatários
existiram que nem sabem ao que me refiro), claro que nestes há outras
razões, mas são exemplos!

O radioamadorismo, na minha opinião, não é nenhuma actividade exclusivamente
recreativa. Há outros serviços públicos de comunicações destinados pelo
legislador a isso e lá também se pode falar  para todo o mundo. Reafirmo
publicamente mais uma vez, que tenho orgulho de ter por lá  “andado “ e da
postura com que por lá andei, a mesma de hoje sendo amador de rádio,
evoluir!

Queremos  ser amadores de rádio, ou queremos uma licença para falar/usar em
muitas bandas/frequências?

Independentemente das bandas e/ou frequências que se possam utilizar, porque
não   um esforço  para aprender, descobrir e  evoluir (conceitos básicos do
radioamadorismo) ?

O problema é em tudo  igual para os latinos e em especial para muitos dos
portugueses,  por inerência alguns detentores da licença de amador não fogem
à regra: receber sem o mínimo de esforço!

Quando os constetatários fizeram exame as regras estavam definidas!

Aceitaram-nas!

Já houve alterações posteriores  à sua habilitação na actividade e, em que
se sentiram prejudicados?

Se sim  contestem então e,  têm o meu apoio total!

Um dia, acredito que antes da minha reforma, daqui a uns 30 anos ( !!???),
vai sair um novo regulamento e pelo que sei, muito pior para os
radioamadores que o actual, mas em nada mais facilitista que este.

Portanto vamos a evoluir.

Eu mesmo estou interessado a frequentar um curso de morse para melhorar,
evoluir…. Quando  na zona centro/litoral oeste,  se fizer algum, estou
interessado em participar.

73’s

CT1ewa