ARLA/CLUSTER: PoSat-1 sai da lista de keplerianos da AMSAT

Radiophilo radiophilo gmail.com

Caros colegas,

Creio que este fio merece ainda dois comentários adicionais.

Em primeiro lugar quero deixar claro que não foi minha intenção insultar ou
enxovalhar o nosso colega Penaguião. Confesso que fiquei indignado com a sua
intervenção, e ainda o estou, e admito que por impulso possa ter usado
expressões muito duras.
Não quis de forma alguma duvidar dos seus conhecimentos ou dos seus dotes
técnicos, mas apenas ilustrar que não é a presença de equipamentos "de
compra" que torna um qualquer nosso empreendimento de menos valor ou menos
português.
Aqui fica o meu pedido público de desculpas ao Penaguião, caso se tenha
sentido de alguma forma ofendido.

Em segundo lugar gostaria de reforçar que o programa PoSAT não atingiu os
seus objectivos.
A transferência de tecnologia fez-se, mas foi completamente desaproveitada.
Não houve PoSAT-2, não houve constelação de satélites portugueses, não houve
desenvolvimento da indústria aeroespacial portuguesa, e mesmo o PoSAT-1
poderia ter sido muitíssimo mais rentabilizado.
No entanto, sou de opinião que foi um projecto que valeu a pena fazer-se,
diria mais, teria sido um erro enorme não o fazer, e de forma alguma a
desilusão que deixa é motivo para o "deserdar".

O PoSAT-1 foi, sim senhor, o primeiro satélite português.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ