ARLA/CLUSTER: Contagem decrescente para o JOTA 2008, dias 18 e 19 de Outubro.

JOSE PROENÇA gct2hiv gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Outubro de 2008 - 00:33:10 WEST

Caro João Costa

Parece-me que qualquer das Organizações não vive somente das pessoas
referenciadas, mas sim de uma vasta equipa que trabalha e porpociona os
resultados que vão sendo conseguidos em cada ano, além do mais gostaria de
saber se qualquer deles foi consultado no sentido de colocar os nomes deles
nesta comunicação.

Parece-me existir alguma fobia em colocar notícias e de falar de tudo mesmo
que se não perceba.
Aqui vai então um site onde pode saber tudo acerca do JOTA/JOTI, e não
somente o que enviou para informação dos Radioamadores (?e talvês mais
alguém) que recebem notícias deste site, aliás muitas delas como alguém
dizia a alguns tempos atrás, "já publicadas noutros pontos da Internet" e
portanto quem quizer ou estiver interessado pode procurá-las.

Quando der informações deste tipo procure informar-se de tudo para que não
produza informações incompletas, ainda que possa ter eventualmente
(comparativamente à generalidade das pessoas que trabalham), muita
disponibilidade pessoal e profissional.

Para terminar aqui vai mais uma informação para todos, de mais um site onde
podem saber informações sobre o JAMBOREE ON THE AIR, experimentem:

http://www.jotajoti.cne-escutismo.pt/site/

Já agora alguma informação para que saibam de forma mais ampla o Projecto
que se propõe:
      Antes do JOTA

Mandem um relatório dos vossos planos da actividade para a imprensa local.
Perguntem se um reporter fotográfico pode visitar a vossa estação
Peçam a um operador de rádio que fale sobre comunicações. Visitem a sua
estação para verem como tudo funciona. Aprendam sobre as ondas da rádio a
sua propagação
Desenhem cartões de QSL especialmente para o JOTA. Façam uma competição para
selecionar aquele que vão imprimir. Arranjem uma maneira de imprimir os
vossos cartões ou façam um concurso para a melhor QSL e enviem esse
trabalhos para as estações que contactarem.
Arranjem um sítio invulgar para montarem a estação
Desenhem e pratiquem a construção de uma torre para as antenas
Pesquisem sobre rádio comercial ou a televisão. Como são feitos os
programas? Visitem um estúdio de gravação. Como funciona um receptor?
Construam um receptor simples.
Aprendam sobre electricidade. Como é produzida? Visitem uma central
electrica.
Ganhem experiência com um computador pessoal. Façam um programa simples.
Aprendam a trabalhar com programas que registrem todas as estações que
contactem durante o JOTA
Aprendam e pratiquem o código morse. Usem um programa de computador para vos
ensinar
Pesquisem sobre outros Países e preparem algumas questões para colocálas
através da rádio
Pratiquem a falar ao microfone usando procedimentos operacionais da rádio e
a gíria radioamadorística
Pesquisem sobre a vossa área para estarem aptos a responder às questões
colocadas pelos Escuteiros dos outros Países
Aprendam alguns cumprimentos noutras línguas

     Durante o JOTA   A história continua... Escrevam uma pequena história
imaginativa com 10 linhas. Lê-a para a estação com quem estás a fazer o
contacto. Pede-lhe para acrescentar uma parte à história e passala para a
próxima estação que contactar. Se receberes uma história pelo rádio de outro
grupo de escuteiros, escreve-a no relatório. Esta actividade é ideal para
RTTY, PSK31 ou Packet-Radio.
A situação metereológica Global. Arranje um grande mapa Mundo. Peça aos
Escuteiros que falarem que vos deem a situação metereoçógica local. Indiquem
no mapa a sua localização com pequenas figuras que indiquem o estado do
tempo tal como se vê no boletim metereológico. No fim da actividade terão a
situação metereológica Global
Determina a distância de cada contacto via rádio que fizeste e soma-os.
Conseguirás alcançar 100.000 Km num fim de semana?
Faz um desenho simples. Dá instruções via rádio aos escuteiros para
desenharem a mesma figura linha por linha sem lhes dizeres de que se trata.
Conseguirão reconstruir o teu desenho e dizer-te o que é?
Cada patrulha/equipe recebe 20m de fio electrico. Conseguirão construir uma
"super antena" com a sua imaginação de modo a que o radioamador possa fazer
contactos com ela?
Descobre o nome local para "Escuteiros" e "Guias" em pelo menos 10 Países
diferentes e faz uma lista
Aprende a cantar as primeiras linhas de uma canção típica de outro País.
Procura alguns escuteiros na rádio do País proveniente dessa canção. Canta
essa canção e desafia-los a juntarem-se a ti
Organizem um acampamento de fim de semana e montem lá uma estação para o
JOTA. Construam torres para as antenas. Organizem um programa de actividades
paralelas
Convidem os familiares, patrocinadores e apoiantes a visitarema estação para
ver o que os Escuteiros andam a fazer
Organizem um raid de fim de semana e levem equipamentos portáteis convosco
Peçam a cada Escuteiro que faça o seu próprio livro de contactos. Inclua nos
detalhes os nomes dos Escuteiros com quem falaram assim como as moradas e
outras informações
Montem um espaço com mapas, Atlas, enciclopédias e outras fontes de
informação. Quanto mais cedo contactarem com outros escuteiros mais
rapidamente descobrirão detalhes sobre o seu país, região ou o Escutismo na
sua área
Marca os contactos no mapa Mundo
Aponta os contactos feitos num programa de registro de contactos no
computador e imprime os detalhes para os cartões QSL
Preparem e publiquem o jornal do JOTA.
Preparem um questionário. Façam as perguntas no rádio. Mandem lembranças ou
prémios para as estações que responderem acertadamente
Organizem um jogo que envolvam vários modos de comunicação tais como o
Homógrafo, sinais de pista, contactos via rádio, morse luminoso e sonoro,
etc
Constroi circuitos electrónicos simples. Algumas lojas têm kits simples com
instruções e material necessário à sua execução
Organiza uma "caça à raposa", onde os escuteiros têm de encontrar, pelo
sinal, um pequeno transmissor escondido. O uso de um mapa e um compasso pode
ser incluido

    Depois do JOTA   Escreve ao escuteiros que contactaste. Esabelece o
contacto escrito individual ou entre patrulhas/equipes. Manda um distintivo
do teu País e outras informações sobre o Escutismo no teu agrupamento e na
tua região. Manda também fotografias do teu grupo e de actividades.
Manda o relatório da actividade para os jornais locais
Manda o relatório completo da actividade para o Organizador Nacional do
JOTA. O Organizador Nacional manda o seu relatório Nacional para o Bureau
Mundial do Escutismo em Geneva
Começa a planear o JOTA do próximo ano

Os meus respeitosos cumprimentos.

José António Proença