ARLA/CLUSTER: ARLA: Feliz dia do Radioamador

Sérgio Matias sergio.matias gmail.com
Quinta-Feira, 6 de Novembro de 2008 - 01:02:24 WET

Artigo original em http://www.arrl.org/news/stories/2008/09/23/10348/?nc=1

Cumprimentos,

--

Sérgio Matias, CT1HMN

Setúbal, IM58nn

  _____

From: ps8rf  hotmail.com

Uma série de pontos e traços escutados domingo ao largo da ionosfera
ajudou a salvar um alpinista em Buck Creek Pass leste do Peak Glaciar
em Washington.

O Alpinista, caiu em um abismo e foi salvo por uma plataforma de
pedra a 5 metros. Usando um rádio portátil de baixa potência ( QRP ),
com a perna quebrada e utilizando-se do código Morse ( CW ) ele
conseguiu transmitir o seu pedido de SOCORRO.

Seiscentos quilômetros de distância, em Bozeman, Mont., Robert
Williams no domingo, estava testando seu Radioamador, quando ele
ouviu o prefixo, "W-7-UA"... Williams respondeu rapidamente e captou
nos traços e pontos, que ele estava conversando com um homem, que
tinha escorregado e machucou-se no alto da Western Washington
Cascades.

"Eu apenas passei na mesma freqüência," afirmou, Williams . "É só um
golpe de sorte e de supresa que apareceu naquele instante."

Williams rapidamente ligou para o 911 e contou a sua história. Ele
permaneceu ligado no Comando de Busca e Salvamento do Condado de
Snohomish, onde passou grande parte do domingo e segunda-feira
veiculando e coordenando as informações incluindo coordenadas de GPS
para os salvadores do alpinista.

"Foi uma experiência incrivel", disse Williams. "Estou feliz que ele
era um operador de Radioamador e que eu fui capaz de falar ( CW ) com
ele. Isso fez a diferença para ele."

Na segunda-feira Glenn Russell, Alpinista e Radioamador foi resgatado
com segurança pela equipe de Salvamento.

Amigos, este é o espiríto do Radioamadorismo, estamos sempre atentos
para servir, não importa o tempo, não importa as condições adversas,
se faz chuva ou se é noite. Não importa a causa. Estamos em busca de
novas descobertas e aperfeiçoamentos. Procuramos Resultados.

Somos Radioamadores e é isso o que realmente importa e faz a
diferença.

Feliz dia do Radioamador.

73 Pirajá - PS8RF