ARLA/CLUSTER: ANPC exclui as ARP

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2008 - 18:01:06 WET

Caros colegasEm tempos a ARLA contactou com todas as associações com o fim
de saber quais as que mantinham o protocolo com a ANPC, com o fim de se
marcar uma reunião, e discutir um projecto comum, baseado em competencias
multidisciplinares, para a formação de um grupo de estudo sobre a
organização dos amadores nestes cenários. As respostas foram tão escassas
que nem sequer voltamos a falar no assunto. Toda a maneira, penso que é
importante, antes de tudo o mais, traçar-mos umas linhas mestras, com o
intuito de saber o que fazer em caso de ser-mos chamados a colaborar. Não
tenho a menor das duvidas, que se fosse necessário a nossa acção, num
cenário de catástrofe, não estaria-mos suficientemente organizados, quer a
nivel associativo, quer a nivel pessoal, para fazer um trabalho eficaz. Não
ponho em causa as competencias tecnicas de muitos de nós, nem duvido das
capacidades dos amadores. No entanto não conheço trabalho de nenhuma
associação, no desenvolvimento de um projecto orientador, das normas de
actuação dos amadores, enquanto voluntários de comunicações, e nem um unico
projecto proposta de regulamentação foi feito até hoje,  pela nossa parte,
para apresentar às autoridades, de modo a que não se ultrapasse as
competencias que nos são atribuidas, e reguladas pelo regulamento de
amadores. falei em tempos com alguns poucos dirigentes associativos, que até
concordaram comigo no aspecto de ser necessário uma organização da nossa
parte, mas até hoje está tudo em STBY. Faz parte do calendário de eventos da
ARLA para 2008/2009  uma reunião interassociações, para discutir estes e
outros problemas relacionados com a Protecção Civil. Não sei se valerá a
pena a ARLA preocupar-se com esse assunto, pois sem uma união entre todas as
associações signatárias do protocolo, nada poderemos fazer.

73 de CT4RK