Re: ARLA/CLUSTER: PLC - Vem aí mais poluição...

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 2 de Novembro de 2008 - 16:33:19 WET

Colega José
Tem razão no que respeita à falta de actividade. No que respeita ao PLC
permita-me discordar de si. O PLC, assim como todos os equipamentos que
provocam radiações electromagnéticas indesejaveis, estão regulamentados, e
só podem funcionar se não provocarem interferencias nocivas, e tem que
aceitar ser interferidos, mesmo que isso impeça o seu funcionamento.
Entenda-se por interferencias nocivas, o estipulado no RR da UIT e que tem a
seguinte redação: " Interferencia nociva, é toda aquela interferencia que
impeça o normal funcionamento de um receptor, ou emissor receptor
devidamente licenciado, e em condições técnicas definidas nas normas
internacionais". Ora como o PLC, a TV por cabo e outros equipamentos
interferentes, impedem o funcionamento normal de alguns dos dos nossos
equipamentos, logo deveriam ser alvo de retirada de funcionamento, pelo
menos nos locais onde prejudicam as estações devidamente licenciadas e
montadas de acordo com as normas EU. Até pode ser uma coisa muito pratica
para os usuarios de sistemas digitais " in home", mas isso não lhes dá o
direito de serem preferenciais, e como tal devem ser objecto de regras, e do
cumprimento das mesmas. Se um amador ou outra estação de comunicações
interfere, e apesar de estar legalmente licenciada, tem que legalmente
resolver o problema, não aceito que sistemas sem qualquer tipo de licença
sejam considerados preferenciais e mesmo por vezes protegidos, em vez de
sancionados e desligados como rezam as normas.
O PLC é uma fonte de ruido que utiliza a gama de HF, e que provoca fortes
radiações electromagnéticas que inutilizam por completo a gama de SW,
prejudicando a escuta de radiodifusão, e os amadores em especial. como tal
devia ser banido e proibido.
A prova disso mesmo é o estudo realizado pela NATO sobre esse sistema
arcaico e indesejável que se chama PLC ou BPL.

Para aceder ao estudo em formato PDF clique no link

http://ftp.rta.nato.int/public/PubFullText/RTO/TR/RTO-TR-IST-050/$$TR-IST-050-ALL.pdf

73 de CT4RK