Re: ARLA/CLUSTER: Novo foco de PLC noAlgueirão na Av Marginal (junto do terminal decomboios)

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt

Carlos,

Um abraço.

Convém referir que as radiações electromagnéticas não são radiações
ionizantes, logo não são passíveis de produzir mutações celulares.
Também a energia espectral é ínfima nessas condições que referes, e tal como
dizes, não tem expressão, comparadas, com instalações de alta tensão por
exemplo, entre outros.

Contudo são fugas graves, manifestamente provenientes de instalações de
transmissão com muito mau isolamento, que estão a contaminar parte
importante do espectro radioeléctrico das faixas de frequência de HF e até
de VHF, acima dos 30 MHz. Falamos de índices de energia radiada de cerca ou
mais de -50 dBm, contra dispositivos receptores capazes de processar sinais
no limiar dos -120 dBm, logo são níveis de contaminação radiada de 70 dB, é
muita «fruta».

Não sei as normas admissíveis, mas nenhuma delas, se me afigura poder
permitir estes valores absolutos, por fora desse meio de transmissão filar.

São meios exteriores de transmissão, sem futuro, que considero oportunistas.
Outros se lhe sucederão, com maiores vantagens e menos efeitos colaterais,
de contaminação espectral, designadamente.
Inúmeros organismos internacionais públicos (civis e militares) estão a
acompanhar estas tendências de mercado, que não terão possibilidade de
vingar. Mas os amadores, fazem o seu papel de contestação, que me parece
legítima e natural, mas talvez demasiado alarmante, para já.

73, Mariano, CT1XI