ARLA/CLUSTER: Re: Portugal e PLC ultimas e boas

ct1ekd mail.telepac.pt ct1ekd mail.telepac.pt

Ola Carlos

1)
Aparentemente os fabricantes apenas estão sensibilizados a implementar
filtros para as bandas de amador.
Usar outras frequencia para o PLC tem vantagens e desvantagens uma das
hipoteses é usar outras freq.
Não me parece que seja possivel proibir o seu uso, deveremos exigir o
cumprimento das normas  e se possivel melhora-las. Ate porque temos no
nosso mercado muitos destes equipamentos de venda livre (leia-se "dos
chineses") e esses nem filtros tem.

2) A teoria é diferente da pratica. Existem fugas de RF para o "eter"

3) Mais uma vez, estamos a confundir o assunto, não se trata de
"lacete local" trata-se criar uma rede ethernet dentro da casa dos
clientes.
Do router "telefonico" para a BOX de TV ou para o PC

4) respondido acima.
As casas novas já tem a obrigatoriadade de teram cabos para dados o
que resolve por si este problema. O problema são as casas antigas. Não
é a rede telefonica.

5)A minha referencia aos fundamentalistas referia-se aos tempos que se
aproximam e que nos vão obrigar a conviver com esta realidade, devemos
conhecer ao maximo a tecnologia e o que ela pode ou nao fazer.
Isto é reflexo das dores de parto resultante da digitalização. Traz
coisas boas e outras nem por isso. Se as nossas casas (á 20 anos)
tivessem sido contruidas a pensar no futuro agora bastaria ligar os
fios e se os equipamentos alternativos fossem mais baratos  - wifi ou
cabo - este problema seria menor.  Com a melhoria e baixa de preços
das alternativas ao PLC este deverá desaparecer. NÃO DEVEREMOS
DISISTIR de exigir os nossos direitos.

bons DX's e 73's

Pedro - CT1EKD