Re: ARLA/CLUSTER: Com um PC e uma Placa, ligue-se á rede Mundial D-Star.

Rui Shantilal smilerpt gmail.com
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2008 - 20:29:12 WEST

Caros Colegas,

Não posso deixar de exprimir a minha opinião.

Na realidade, técnicamente falando seria perfeitamente possível utilizar os
próprios recursos do nosso PC para efectuar o que esse dongle faz. Então
porque é que temos que comprar um dongle que custa 200USD para comunicarmos
em DSTAR? (não estou certo do preço, foi o q li algures...).

Bom temos q comprar o dongle porque é o negócio da AMBE. Não sei porque, mas
o protocolo DSTAR ao invés de ir de encontro ao espirito open source dos
radio amadores, adoptou pelo contrário um vocoder que é o AMBER (advanced
multi band excitation. Ora uma das limitações do AMBER é efectivamente que
"Pc implementations are not allowed" (quote em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Multi-Band_Excitation). Se o DSTAR
tivesse adoptado um vocoder aberto e cheio de qualidade como é o caso, por
exemplo do Speex (*Speex*: a free codec for free
speech<http://www.speex.org/>),
de certeza que todos nós já tinhamos software DSTAR nas nossas máquinas
tanto para tirar partido dos nossos rádios analógicos, como de gateways de
internet, e sem necessidade de comprar dongles que custam um balurdio e que
a única coisa que trazem é uma placa de som e a implementação /
licenciamento do AMBER, tudo porque os donos do vocoder não querem
implementar o codec em software.

Já é uma discussão antiga, que podem acompanhar também nos comentários do
video no YouTube ou em sites como é o caso do:
http://technocrat.net/d/2006/4/5/2084).

O facto de se utilizar AMBER no DSTAR limita e muito a actividade dos Rádio
Amadores, isto sim é contra o espirito dos rádio amadores na minha opinião e
não a mistura de gateways internet nas nossas comunicações.

Cpts

Rui Shantilal
CT2ILS

 Obrigado por esta noticia deveras interessante e para mim supreendente
porque eu havia lido um artigo (http://technocrat.net/d/2006/4/5/2084) que
criticava o DSTAR precisamente pelo facto de terem optado por um vocoder que
não era "opensource". No artigo afirmava-se que o DSTAR utilizava o vocoder
AMBE. O DSTAR era criticado precisamente porque iria contra o espirito
"open" dos radio amadores uma vez que a Digital Voice Systems (empresa
detentora do AMBE) afirma que: "PC implementations are not allowed" (quote
em: http://en.wikipedia.org/wiki/Advanced_Multi-Band_Excitation). O
DSTARpoderia ter utilizado um codec "aberto" como é o caso, por
exemplo do Speex
(*Speex*: a free codec for free speech <http://www.speex.org/>), mantendo
assim a possibilidade de qualquer rádio amador construir o seu modem sem
necessidade de licenciar o codec.

Esta notícia revela que a Digital Voice Systems deve ter voltado atrâs e
disponibilizou o codec gratuitamente para implementação em PC? Ou o
DSTARafinal já não utiliza AMBE? Pois, de outra forma não será
possível
descodificar (ou codificar) no PC, nem num modem "construido" pelo radio
amador a não ser que licencie o codec (comprando o chip) à Digital Voice
Systems.

Alguem sabe elucidar?

Cpts

Rui Shantilal