Re: ARLA/CLUSTER: SSTV é um modo digital?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2008 - 22:02:00 WEST

Mourato,

Muito obrigado pelas suas explicações. Realmente desconhecia a aplicação que
referiu. Achei fascinante a sua descrição da utilização do ISB para
transmitir um canal de 6 KHz. Houve alguns detalhes que receio não ter
compreendido muito bem, nomeadamente se o sinal do oscilador local de 2550
Hz era ou não emitido juntamente com um ou ambos os canais, e se seria
utilizado para determinar a fase correcta de cada um dos canais, já no
receptor. Ficam-me ainda algumas dúvidas, nomeadamente sobre se seria
possível o envio dos dois canais na mesma faixa de 3 KHz, uma vez que as
bandas laterais eram moduladas em quadratura, o que aumentaria o SNR na
recepção, é claro. Mas deixo isso para um dia que tenha o prazer de
conversar consigo em pessoa.

Lembro-me de quando era criança escutar emissões que pareciam ser de
radiodifusão, mas nas bandas do serviço fixo entre os 18 e os 20 MHz. Tinham
a particularidade engraçada de fazer ouvir na mesma frequência dois
programas distintos. Na minha ignorância eu associava essas transmissões ao
ISB, e ainda hoje penso que deveria ser esse o caso. Infelizmente na altura
nao havia internet e as revistas da "especialidade" não falavam dessas
coisas dos serviços de rádio profissional.

Como complemento ao que já aqui dissemos, acrescento que o ISB é também um
dos métodos propostos para o AM estéreo. Desconheço se esse sistema teve
algum sucesso, mas tenho as minhas dúvidas. Além disso, o ISB é também ainda
hoje utilizado nas comunicações militares (nomeadamente EUA e NATO) com a
finalidade de possibilitar o envio simultâneo de voz e dados.
Finalmente, e de alguma forma fechando o circulo sobre este fio de conversa,
o ISB foi também proposto para utilização justamente para... a transmissão
do SSTV! Exactamente pelo mesmo motivo, para possibilitar o envio de voz e
imagem ao mesmo tempo.

Um grande abraço,
António Vilela
CT1JHQ