ARLA/CLUSTER: Seis distritos com aviso Amarelo devido ao calor

Rui Mota rui.mota sapo.pt
Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008 - 10:58:36 WEST


Meteo: Seis distritos com aviso Amarelo devido ao calor
26 de Junho de 2008, 07:10


Lisboa, 26 Jun (Lusa) - Seis distritos do interior Portugal continental estão hoje com aviso Amarelo devido à previsão de tempo quente, num dia em que os termómetros vão ultrapassar os 30 graus na maior parte do território, segundo Instituto de Meteorologia (IM).
Os distritos com aviso Amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro, são Bragança (para onde se aguarda uma máxima de 32 graus Célsius), Guarda (31º), Castelo Branco (35º), Portalegre (34º), Évora e Beja (ambas com uma máxima de 37º).
Faro e Lisboa vão chegar aos 30º enquanto o Porto vai ficar pelos 26º.
O risco de incêndio apresenta-se hoje "Muito Elevado" em vários concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Viseu, sendo que o risco é "Máximo" no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre.
A classe de risco de incêndio varia entre "Reduzido" e "Máximo".
A radiação ultravioleta vai apresentar hoje valores também muito altos em todo o território, alcançando níveis extremos na Madeira e na Beira Interior.
Nestes casos o Instituto de Meteorologia aconselha que se evite o mais possível a exposição ao sol.
Os índices de radiação ultravioleta variam entre "Baixo" a "Extremo".
De acordo com informação da Direcção Geral de Saúde (DGS) a "exposição à radiação ultravioleta do sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, com graves repercussões na saúde, nomeadamente ao nível da pele, olhos e sistema imunitário".
"Os efeitos crónicos incluem dois problemas principais: cancro de pele e cataratas", adianta a DGS no seu site, onde é ainda aconselhado a redução da exposição à radiação para prevenir os problemas de pele, olhos e sistema imunitário.
SB
Lusa/Fim

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080626/41db76c4/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER