Re: ARLA/CLUSTER: SSTV é um modo digital?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008 - 23:51:01 WEST

Olá,

Esta pergunta dá pano para mangas, e proponho dividi-la nas seguintes:
1. O que é um modo?
2. O SSTV é um modo?
3. O que é um modo digital?
4. Existe algum modo de SSTV digital?

Começemos pela primeira.
Não conheço nenhuma definição rigorosa ou padrão de modo, mas eu diria que
um modo se caracteriza pela natureza da informação enviada, pelo modo de
codificação ou representação da informação e pela classe de emissão.Alguns
exemplos:
CW - Informação textual; Código Morse; A1
RTTY - Informação textual; Baudot; F2
AM - Voz; Amplitude proporcional à intensidade sonora; A3

Daqui passa-se à pergunta seguinte e é fácil perceber que o SSTV não é um
modo, são vários. Há SSTV a preto e branco, a cores, com diferentes
resoluções, com diferentes velocidades, porventura com diferentes classes de
emissão. São tudo modos diferentes.

O que é um modo digital? Talvez seja discutível, não sei. Do que leio nos
livros, um sistema de comunicações digital é aquele em que a informação a
transmitir é em algum momento representada de forma discreta.
Isto inclui os modos "descaradamente" digitais como o RTTY, PSK31, TOR,
DSTAR, etc, mas também inclui outros de que não se suspeitaria à primeira,
como o CW.

Perante isto eu diria que existem uns modos de SSTV analógicos e outros
digitais.

Não sei se isto ajuda alguma coisa à discussão.

73,
António Vilela
CT1JHQ