ARLA/CLUSTER: O Pão e aPromoção...

Paulo Calvo ct1idw gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Junho de 2008 - 18:43:46 WEST

Boa tarde,

Agora que a discussão se tornou séria vou acrescentar mais algumas ideias:

- As  Associações que funcionam geralmente:
       estão próximas dos sócios, tanto geográfica como socialmente.
       as decisões são tomadas por consenso alargado.
       a transparência é lei.
       têm objectivos definidos.
       existem porque têm razões para existir.
       o número de sócios cresce ou mantém-se estavel.

- As associações que vegetam:
       não envolvem os sócios nas decisões.
       não têm objectivos definidos.
       são geridas por poucos nas costas de muitos.
       o número de sócios decresce regularmente.
       estão longe dos sócios.

Claro que me preocupa a situação actual especialmente a representação da
classe junto das organizações nacionais e estrangeiras.
Não podemos ignorar a decadência da Associação que pretensamente nos
representa a nível internacional e não podemos também ignorar a
pulverização de associações a nível nacional.
Se as associações locais existem é porque funcionam, caso contrário
desapareceriam.
Não acredito numa mega-associação que absorva as associações locais já
que os centros de decisão seriam deslocados.
O modelo espanhol poderia ser interessante, mas acho que já é tarde para
isso.
Resta o modelo federativo. Desta forma as associações manteriam os seus
objectivos, autonomia e vantagens. Todos ganharíamos com isso.

A análise feita no Congresso de Almeirim é válida e é cada vez mais
urgente agir.

Agora crucifiquem-me,

73

Paulo Calvo, CT1IDW