Re: ARLA/CLUSTER: as bandas de amador em Portugal são um deserto.

David Quental ct1drb gmail.com
Sábado, 21 de Junho de 2008 - 11:01:13 WEST

Bons dias amigo Carlos Morato,

espero que tudo bem com o meu amigo e respectivo qra familiar.

Li o seu artigo acerca do deserto radioamadoristico que escreveu no dia
20 de Junho deste ano.
Para mim, que estou impedido de fazer rádio como fazia no ano passado
até Setembro, é com tristeza que leio artigos como o seu, não que esteja
mal escrito ou seja inverdade, mas pelo facto de ser a mais pura da verdade.
Muito se fala neste cantinho à beira-mal plantado acerca dos problemas
que os outros nos provocam (a maior parte das vezes sem razão), no
entanto, como dizem os espanhóis, só damos tiros nos pés.

Será que o radioamador português atingiu aquele estádio de
desenvolvimento das suas comunicações em que já não são precisos rádios?
Será que se descobriu (alguém iluminado que não nós) que o
radioamadorismo já está ultrapassado e que não tem cabimento no modus
vivendus portuguesismus?
Será que nós, eu e o meu amigo e muitos poucos, estamos errados e todos
os outros é que estão certos?

Enfim tantas perguntas sem respostas tangíveis.

É claro que estou a divagar, mas causa-me impressão a passividade a
todos os níveis que os radioamadores portugueses demonstram em quase
todas as facetas do radioamadorismo.

No meu caso só tenho feito rádio em casa de colegas, durante concursos,
alguns contactos em casa com uma pequeníssima antena de fio atirado para
o telhado, no meu carro com uma antena de móvel e pouco mais. Ou seja,
uma tremenda diferença comparando com o ano passado, ou anos passados.

Mesmo assim no concurso Dia de Portugal, ao contrário de muitos, fiz 166
contactos no CW, mas só 2 colegas portugueses contactados!

Melhores 73s e bom fim de semana.

CT1DRB/OK8RB
David Quental