Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?

Radiophilo radiophilo gmail.com
Segunda-Feira, 9 de Junho de 2008 - 20:31:32 WEST

Viva,

Pois terá razão, sim.
Se considerarmos que a expressão "amador" imediatamente denuncia o aspecto
lúdico da actividade, e admitindo que não se concebe nenhuma actividade
lúdica envolvendo a rádio que não seja sob a forma de comunicação então as
expressões são equivalentes.

Quanto à sua pergunta "No caso de "radioamador"  a definição é apenas
subjectiva a uma entidade! qual?...O rádio? a pessoa?" na minha opinião o
sujeito da definição é a pessoa, o amador. O termo radio é meramente um
qualificador. Considere a analogia com as expressões radiotelegrafia ou
radiograma, por exemplo. Nestes casos creio que não haverá dúvida que os
sujeitos são a comunicação telegráfica e a mensagem, enquanto o termo radio
serve de qualificador para precisar o meio usado. Por exagero, poderia
ilustrar a minha ideia com a expressão "radió-amador".

Mas por outro lado, quando eu digo que "radioamador" encerra mais
significado do que "amador de rádio" é evidente que tem muito peso a ideia
que eu tenho da nossa actividade, o que é algo cultural e que excede as
próprias definições das palavras. E talvez seja por isso que o assunto é
discutível.
Por exemplo: um locutor radiofónico amador poderia talvez ser chamado de
"amador de rádio" mas certamente ninguém o chamaria de radioamador, embora
ambas as definições se lhe apliquem.

Grato a todos por esta interessante conversa. Seria tema para passar umas
boas horas aí num repetidor qualquer.

Cumprimentos,
António Vilela
CT2JHQ