ARLA/CLUSTER: Perdas em fichas PL e N

CT2HRB ct2hrb ondalivre.com
Domingo, 8 de Junho de 2008 - 06:16:52 WEST

Bom Dia Colega Carlos Mourato,

Já que estamos a falar de perdas, sabe qual é a perda em dB's por cada ficha PL e por cada ficha N, em VHF e UHF ?

Cordeais Cumprimentos.

Miguel Silva
CT2HRB

  ----- Original Message -----
  From: Carlos Mourato
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Thursday, June 05, 2008 5:41 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Dúvida sobre cabos coaxiais

  Colega Miguel

  O ecoflex10 é melhor do que o CO22 tanto em termos de resistencia aos UVs e intempéries como em caractristicas de RF. Segundo dados que tenho, o CO22 em 432 MHz tem 11 dBs de atenuação em 100m, ao passo que o ecoflex tem apenas 8,9 dBs. Claro que se for uns 10 ou 15 metros a diferença não é muito significativa. Mas como devemos aproveitar todos os "pózinhos de dB" que pudermos, aconselho o ecoflex 10, ou mesmo o ecoflex 15 ou ainda o Heliax de 1/2" ou superior!. Tudo depende do rendimento que quiser tirar da estação. Se for para QSOs locais ou regionais, pois o CO22 serve muito bem, desde que não tenha uns 50m de baixada. Se for para DX, então use uma antena direcional, e esqueça cabos com menos de 1/2 poelgada.

  73 de CT4RK