Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 5 de Junho de 2008 - 20:15:31 WEST

Colega Luis
Assim é na realidade. No entanto quero deixar claro, que esta discussão é
interessante e deverá servir para entender-mos melhor o nosso idioma. Não é
uma discussão de "teimosos" nem sequer deverá ser considerada uma discussão
polémica. Antes pelo contrário, deve ser uma discussão académica, com o fim
de enriquecer os nossos conhecimentos de portugues.
Assim, vamos deixar de lado a definição do que é ou não é um radioamador ou
amador de radio e vamos debruçar-nos sobre a palavra em si.  Acredito que
amador de rádio e radio amador sejam bem usados em qualquer contexto. No
entanto a palavra radioamador surgiu da contração de duas palavras "radio"
mais "amador", devido possivelmenta à omissão da preposição "de" colocada no
meio das duas.
Assim, "radioamador" teria nascido de "radio de amador". Como vê, é
perfeitamente discriminado o o sujeito das coisas. Assim temos que um
determinado equipamento é um "rádio de amador", sendo o rádio o equipamento
e o amador o sujeito que o detem ou opera. Por omissão da preposição "de"
juntaram-se as duas palavras em "radioamador" referenciando nesta forma não
se sabe bem o quê!...Se o radio se o amador. Por outro lado, se chamar a uma
pessoa amador de radio, está implicitamente a identificar a pessoa como
sendo alguem que tem por hobby a construção, operação restauração etc, de
equipamentos de radio. Lembre-se que um amador de rádio pode até nem ter uma
estação!...Basta ter como hobby uma situação que lhe permita ser um amador
de qualquer coisa.
Pegando ainda no exemplo do colega Carlos Nora: A pessoa que faz cinema
amador é um amador de cinema ou um cinema amador?...E se for teatro? será um
um teatro amador ou um amador de teatro?...muitos outros exemplos seriam bem
elucidativos, mas como disse cada um interpreta o portugues como achar
correcto.

73 de CT4RK

2008/6/5 José Luis Proença (CT2GZB) <ct2gzb  netcabo.pt>:

>  Caros colegas obrigado pelas respostas.
>
> Semântica à parte vou continuara a chamar "radioamador".
>
> Quando me referi a:
>
> *"São Radioescutas? Cebeístas? Radioamadores? Ouvintes de OC, OM e FM? Coleccionadores
> de "musiqueiros" e de chaves de morse?São os que participam em simulacros
> da ANPC e CDOS? E quem não participa? São os que activam faróis, ilhas e
> castelos?"*
>
> é que tudo isto tem a ver com a rádio enquanto hobby.
>
> Agora se somos "radioamadores" ou "amadores de rádio" (será que são os que
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).