Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Quinta-Feira, 5 de Junho de 2008 - 18:35:22 WEST


Carlos Mourato,

 

Um abraço, 

 

Sem entrar em pormenores linguísticos, eu estou inteiramente de acordo contigo, é essa a leitura que faço, desde que me tornei amador da Rádio, já lá vão uns bons 42 anos, e assim fui ensinado, pelos mais antigos amadores e decanos do Radioamadorismo.

 

Entendo o termo «radioamador» como um neologismo, importado da expressão rádio + amador, ou rádio de amador. Considero que, o termo significa rádio (dispositivo radioeléctrico) de amador (empregue por pessoa que o utiliza, ou explora, sem fins pecuniários).  

 

Ao invés o termo amador de rádio ou amador da rádio, significa por si só, o termo amador (pessoa), aquela que sem ter por finalidade lucros, ou ressarcimentos económicos e pecuniários, se dedica a uma acção, tarefa ou missão (radioeléctrica) sem ser pago ou compensado por tais actos. 

 

Entendo que o operador amador, não é o rádio, mas o sujeito, a pessoa que o opera, ou explora o meio em si, o radioeléctrico. Então, é o amador ou operador do dispositivo, do rádio, em conclusão o operador amador do rádio, eventualmente quem o construiu ou adquiriu e explora, nos termos do amador ou aficionado.

 

Não vejo nenhuma ligação objectiva entre radioamador ou rádios de amador, com coleccionadores e organismos como CDOS e ANPC.

 

Ainda relativamente ao amador, um cultor, curioso de qualquer arte, individuo que pratica desporto, por gosto e não para alcançar qualquer benefício monetário; ou ainda, aquele que tem conhecimentos pouco aprofundados sobre determinado assunto (considerando que nem todos são profissionais, especialistas e peritos do ramo das ciências e tecnologias radioeléctricas), considero que deverá, manifestamente prevalecer, em termos linguísticos, sobre o neologismo rádio+amador, que pretende definir a pessoa que possui uma aparelhagem radiofónica de recepção e de emissão de ondas curtas com a qual opera, sem finalidade lucrativa, para comunicar com outras pessoas, por vezes localizadas a grandes distâncias.

 

Considerando culturalmente que o amador da Rádio, é bem mais do que um radiofónico, que só faria, radiocomunicações em fonia, e nas fixas de ondas-curtas, isso foi nos anos de 1920 e 1950, antes do domínio tecnológico, que abriu ao serviço de amador e amador de satélite, o acesso à faixas de frequência acima dos 30 MHz e dos 144 MHz (que começou em Portugal a ser explorada nos finais de 1940 e princípios de 1960), abrindo uma nova dimensão espectral, através da qual, se aplicam hoje todas as tecnologias de comunicação por rádio, digitais e analógicas, tudo o mais para além da vulgar e antiga radiotelefonia, que tanto estimamos, incluindo a do AM, cuja técnica tu exploras e preservas.

 

Um abraço,

 

Mariano, CT1XI

(ex. CT0307 e CR6XI)





  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Mourato 
  To: José Luis Proença (CT2GZB) ; Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Thursday, June 05, 2008 10:50 AM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?


  Caro colega Luis
  Eu sou dos que preferem usar a designação "amador de radio". Claro que é uma opção pessoal e ambas as formas poderão estar correctas, porque na generalidade (disse na generalidade) teem o mesmo significado. No entanto alguns promenores merecem a nossa observação. Não querendo entrar numa lição de portugues, podemos no entanto observar algumas particularidades como sejam: Quando o colega diz radioamador, está a referir-se a quê? ao radio?...ao operador???...Subentende-se que é ao radio, pois radioamador quer dizer que um radio é amador. Nem sequer quer dizer que é um radio de amador!. É claro que não podemos ser tão radicais, e desde sempre se tem utilizado o termo radioamador, que como disse antes está correcto. Aliás, em Espanha  (radioaficionados) e na maioria dos idiomas com base latina,  diz-se radioamadores. No entanto se disser amadores (pessoas) de rádio (objectos) tem uma designação mais correcta ! Isto no meu ponto de vista claro!. Ao designar as pessoas por amadores e os objectos por rádios, está a dizer que aquela pessoa é um operador (ou construtor, etc!)  amador de equipamentos de radio. Se designar ao contrário, então estará a chamar ao objecto radio, ...amador!!!..Ora quanto muito poderia ser "um radio de amador", sendo a preposição "de" um elo de ligação entre o objecto e o seu proprietário. Esta questão é como a outra que se levantou à tempos aqui, sobre de quem é o indicativo!...Se do operador se da estação!...Pois aqui eu não tenho duvidas!...O indicativo é sempre e unicamente da estação!...Eu sou o Carlos Mourato, detentor da estação CT4RK. Aqui até a ANACOM nem sabe bem o que fazer. Se por um lado nas licenças tudo está em conformidade com o presuposto , atribuindo um indicativo a uma estação propriedade de "fulano de tal", já em 1995 ao inventar o certeficado de amador, "borra a escrita" toda ao atribuir um indicativo a uma pessoa. Senão veja-se o meu caso (igual a todos os outros):
  Titular...................Carlos Mourato
  Numero.................13404
  data de emissão....1995/08/02
  telegrafia(morse).....Habilitado
  indicativo................CT4RK

  Como pode ver por aqui, estão a atribuir ao titular deste documento um indicativo!...O indicativo é atribuido unicamente à estação e nunca a uma pessoa!. No meu batente, cada emissor tem uma placa com o respectivo indicativo. Cada um diferente do outro!,,,São os emissores que tem indicativo (no nosso caso um unico indicativo pode abranger um numero indeterminado de equipamentos)  e nem é a estação em si!...Muito menos a Sra Angela Merkel, que é a "dona" da estação!
  Espero ter contribuido em alguma coisa para o seu esclarecimento sobre o porquê de alguma pessoas, onde me incluio, usarem o termo "amador de radio"

  73 de CT4RK




  2008/6/5 José Luis Proença (CT2GZB) <ct2gzb  netcabo.pt>:

    Caros colegas.

    Tenho lido aqui na lista (e não só) a designação "amadores de rádio" e, como eu sempre conheci, a designação "radioamadores".

    Então, os "amadores de rádio" quem são? 
    São Radioescutas? Cebeístas? Radioamadores? Ouvintes de OC, OM e FM? Coleccionadores de "musiqueiros" e de chaves de morse?São os que participam em simulacros da ANPC e CDOS? E quem não participa? São os que activam faróis, ilhas e castelos?

    E os Radioamadores, quem são? 
    São os que transmitem nas bandas de "amador" ? São os que fazem os seus próprios equipamentos? E quem (como eu) não os faz?

    Quem inventou a expressão "amadores de rádio"?

    Quem souber explique-me se faz favor é que estou confuso.

    73 de José Luís - (com o indicativo de Radioamador) CT2GZB
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080605/50324d72/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER