ARLA/CLUSTER: Radioamadores ou Amadores de rádio?

José Luis Proença (CT2GZB) ct2gzb netcabo.pt
Quinta-Feira, 5 de Junho de 2008 - 06:11:14 WEST

Caros colegas.

Tenho lido aqui na lista (e não só) a designação "amadores de rádio" e, como eu sempre conheci, a designação "radioamadores".

Então, os "amadores de rádio" quem são?
São Radioescutas? Cebeístas? Radioamadores? Ouvintes de OC, OM e FM? Coleccionadores de "musiqueiros" e de chaves de morse?São os que participam em simulacros da ANPC e CDOS? E quem não participa? São os que activam faróis, ilhas e castelos?

E os Radioamadores, quem são?
São os que transmitem nas bandas de "amador" ? São os que fazem os seus próprios equipamentos? E quem (como eu) não os faz?

Quem inventou a expressão "amadores de rádio"?

Quem souber explique-me se faz favor é que estou confuso.

73 de José Luís - (com o indicativo de Radioamador) CT2GZB