[Fwd: Re: Res: Re: ARLA/CLUSTER: Band Plan 70mhz em Portugal]

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 3 de Junho de 2008 - 12:18:01 WEST

Colega Paulo

O mapa de frequencias apresentado pelo colega Matias está 100% de acordo com
a ANACOM. Se ler mais atentamente a página da ANACOM vai ver que todas as
frequencias estão lá referenciadas. Não apenas as balizas como tambem as que
devem ser usadas em SSB e todos os modos.
Passo a citar o que lá está escrito.

Atendendo ao interesse que estes testes podem ter para a comunidade
científica, a ANACOM decidiu autorizar com estatuto secundário (isto é, numa
base de não interferência e de não protecção):

   - a utilização das sub-faixas 70,1670-70,2125MHz e 70,2375-70,2875MHz aos
   amadores de categoria A que o solicitem, com PARmáx=100 W;

   - a utilização da sub-faixa
70,1570-70,16701<http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=244864#1>MHz
por estações de radiobaliza às associações de radioamadores que o
   solicitem de acordo com os procedimentos estabelecidos para a colocação em
   funcionamento deste tipo de estações.

A subfaixa de 70,2125 a 70,2375, não está ainda atribuida ao serviço de
amador, por se encontrar ainda ocupada com serviços comerciais. Por outro
lado, os amadores que utilizarem os 70MHz devem voluntariamente respeitare
as normas recomendativas da IARU, visto que esta organização não faz
leis...Apenas recomendações, que podem ou não ser adaptadas pelos diversos
paises. Assim sendo, e ao que me parece,  é correcto a atitude do grupo que
lutou pela implementação dos 70 MHz, ao colocar um mapa com as recomendações
da IARU. Sou levado a acreditar, que a ANACOM confia aos radioamadores, a
organização da utilização banda, visto ser ainda uma banda atribuida com
estatuto secundário. Se assim for, e acredito que sim, é positivo para nós,
e não deve ser criticada a publicação do mesmo mapa.

73 de CT4RK

2008/6/3 Paulo Santos <ct4dk  mail.telepac.pt>:

> Colega Nuno,
> Quando mencionou "se nos organizarmos" acho muito bem e é louvável por
> parte do colega e de todos os Radioamadores essa atitude, mas porquê o
> querermos ser diferentes dos nossos colegas da Região 1 da IARU?
> Após leitura da pagina da Anacom referente aos 70MHz que o Carlos
> Mourato colocou aqui o o link, o que desde já agradeço pois ainda nao
> tinha consultado, o que reparei é que a Anacom não segmentou a faixa
> "atribuída" mas sim só mencionou de que os "beacons" ou estações
> radiobaliza deveriam estar na sub-faixa 70,1570-70,1670 MHz.
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).