[Fwd: Re: Res: Re: ARLA/CLUSTER: Band Plan 70mhz em Portugal]

Paulo Santos ct4dk mail.telepac.pt
Terça-Feira, 3 de Junho de 2008 - 11:19:38 WEST

Colega Nuno,
Quando mencionou "se nos organizarmos" acho muito bem e é louvável por
parte do colega e de todos os Radioamadores essa atitude, mas porquê o
querermos ser diferentes dos nossos colegas da Região 1 da IARU?
Após leitura da pagina da Anacom referente aos 70MHz que o Carlos
Mourato colocou aqui o o link, o que desde já agradeço pois ainda nao
tinha consultado, o que reparei é que a Anacom não segmentou a faixa
"atribuída" mas sim só mencionou de que os "beacons" ou estações
radiobaliza deveriam estar na sub-faixa 70,1570-70,1670 MHz.
Ora havendo já um Band-Plan feito por uma congénere da REP a RSGB que
também é membro da IARU e com bastante peso negocial o que me leva a
querer que esse Band-plan elaborado por eles venha a ser o Band-plan
adoptado por toda a R1 da IARU, dai eu ter comentado anteriormente como
comentei, não vale a pena inventarmos a roda quando ela já foi inventada
temos é que adquiri-la e pelo que vi ele tem mais frequências do que as
~ atribuídas a nós mas isso será outra aventura, pois já conseguirmos
estas já é muito bom, como se costuma "dizer devagar se vai ao longe"
deixo aqui o link do Band-Plan da RSGB para quem quiser consultar

http://www.rsgb.org/spectrumforum/bandplans/RSGB%20Band%20Plan%20master.pdf

Com os melhores 73's
Paulo Santos, CT4DK

ct1fjo escreveu:
> [...]
| o objectivo do band plan tera sido só uma questao de organizaçao, e nao
| uma imposiçao.
| Na altura das autorizaçoes para estudos de propagaçao, foi  apresentado
| á ANACOM uma organizaçao de banda (band plan se lhe quisermos chamar
| isso )com unicamente dois canais que no foram disponibilizados , o qual
| foi bastante bem aceite pela ANACOM ; de salientar que esse band plan
| foi discutido e aceite entre todos que tinham autorizaçao para operar os
| 4 metros nessa altura.
|  portanto colega Paulo, a intençao penso que terá sido só a de

| |
| |
| |
| |