ARLA/CLUSTER: Um tema para a discussão, segmentos específicos para D-Star em VHF...?

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 2 de Junho de 2008 - 20:28:28 WEST


Caros Colegas,

Quem acompanha os fóruns e boletins noticiosos internacionais sobre radioamadorismo, já teve conhecimento da discussão actual que existe em torno da criação de segmentos específicos para as comunicações digitais em D-Star, tanto em VHF como em UHF.

Com o numero de utilizadores a aumentar rapidamente, nas bandas de VHF e UHF, várias grupos de radioamadores tem solicitado ás várias administrações, a criação de segmentos, divididos por canais, para que não existam interferências mutuas entre os "analógicos" e os "digitais". A IARU região I, já definiu segmentos específicos em UHF no seu plano de banda recomendado, tanto para a instalação do repetidores como para as comunicações "simplex".

Acha que se deveria implementar essa politica de gestão do espectro em Portugal, propondo segmentos específicos, particularmente na congestionada banda de VHF....?

Acha que os QSO`s "simplex" em D-Star somente devem existir na Banda de UHF dos 70cm e 23cm...?

Em Portugal e ao que sei, a nível continental, somente vão ser autorizados repetidores em UHF, ficando os de VHF para as regiões autónomas da Madeira e Açores devido principalmente ao "terreno".


João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER