ARLA/CLUSTER: O projecto SIRESP para radioamadores principiantes.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 2 de Junho de 2008 - 19:19:52 WEST


O Projecto SIRESP - Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal é basicamente um sistema de telecomunicações digitais integrado que pode permitir a troca simultânea de mensagens de Voz e Dados, tal qual o nosso sistema D-STAR, no entanto, são incompatíveis, pois utilizam "arquitecturas" de comunicação e protocolos totalmente distintos.

Por definição é "... um sistema único de comunicações, baseado numa só infra-estrutura de telecomunicações nacional, partilhado, que deve assegurar a satisfação das necessidades de comunicações das forças de segurança e emergência, satisfazendo a intercomunicação e a interoperabilidade entre as diversas forças e serviços e, em caso de emergência, permitir a centralização do comando e da coordenação" DL 167/2006 de 16 Agosto.

O SIRESP adoptou o TETRA (Terrestrial Trunked Radio), uma norma europeia de trunking digital, desenvolvida pelo Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI), sob a égide da União Europeia.

O que é um "trunking" simples..?

Tradicionalmente num sistema vulgar, os equipamento de rádio funcionam, porque todas as partes envolvidas na comunicação estão de acordo sobre a frequência a usar e o modo (AM, FM, SSB, etc) a utilizar.

No sistema de Trunking, os rádios, por outro lado, estão constantemente a "renegociar" as frequências a utilizar através de um ou mais canais de controle. Isto permite uma utilização mais eficiente do numero de frequências limitadas, pois cada "conversa" não requer um único canal "estático" dedicado todo o tempo. No entanto, também o torna muito mais difícil de escutar e acompanhar, porque você não sabe que frequências, "eles", vão utilizar nos segundos seguintes. A chave está nos dados passados através de um protocolo do comando e controle centralizado que instrui cada rádio a mudar automaticamente de frequência, e o intervalo de tempo que este deve permanecer num canal seleccionado.

Alguns países do espaço europeu também implementaram novas redes de telecomunicações totalmente digitais para as forças de segurança e emergência, baseadas nesta tecnologia.

Algumas funcionalidades;

Vantagens:

- Suporte de Comunicações em Grupo.
- "Direct Mode" entre rádios.
- Serviços de transferência de dados.
- Programação remota de rádios.
- Estabelecimentos rápido de chamadas.
- Economia de Espectro.
- Segurança.
- Encriptação.

A exploração da Infra-estrutura é feita com recurso a plataformas de gestão centralizadas de forma a permitir a optimização da sua exploração, controlo dos níveis de serviço e de segurança, antecipação de problemas, etc.

Desvantagens genéricas:

- Requer mais potencia efectiva de RF do que um sistema convencional para manter a fiabilidade das comunicações, o que implica um gasto de energia superior e menor durabilidade de baterias em equipamentos portáteis ou autónomos.

- O preço dos equipamentos para segurança e emergência é mais elevado comparado com o sistema civil TETRA. Isto é devido à qualidade dos componentes seleccionados a incorporar, às menores economias de escala, nível de segurança, robustez e qualidade do "software" e "hardware" e mais elevada potencia. No entanto, o preço não é tão elevado (mercado internacional) como o sistema concorrente APCO - Association of Public-Safety Communications Officials.

- A transferência de dados é eficiente em circuitos planos, no entanto, em circuitos urbanos ou muito acidentados é baixa e com muitos erros, segundo os padrões actuais. O standards efectivo é de 3,5 kbit/s a 25 KHz. As ultimas versões, segundo se sabe não adquiridas por Portugal, permitem até 115,2 kbit/s a 25 kHz ou 691,2 kbit/s em canais a 150 kHz.

- O protocolo digital usado para comunicação é o TDMA que vem do inglês, "Time Division Multiple Access" , que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". Neste caso, simplisticamente, funciona dividindo um canal físico de frequência em até quatro intervalos de tempo distintos, mas devido á potencia usada em comunicações de segurança e emergência pode causar graves interferências em sistemas analógicos mais antigos de comunicações, VHF-FM ou UHF-FM, próximos.

Frequências usadas:

Sistemas de Segurança e Emergência.
  Band 1  Band 2
1 380-383 390-393 MHz
2 383-385 393-395 MHz

Sistema Civil
  Band 1  Band 2
1 410-420 420-430 MHz
2 870-876 915-921 MHz
3 450-460 460-470 MHz
4 385-390 395-399.9 MHz

Sistema em "split" entre Bandas.

Tentei, não sei se correctamente, dar aqui uma série de simples dicas aos iniciados, sobre o que falamos.

João Costa
CT1FBF







Mais informações acerca da lista CLUSTER