ARLA/CLUSTER: SSB Adapter

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Domingo, 1 de Junho de 2008 - 20:17:14 WEST

Falei muita vez com o CT1AY.
Lembro-me de um dia , em que fizemos um QSO, acho que em 80m, e o Mariano
estava com uma modulação tipo topo de gama para a época. Não me recordo
quando foi, mas ja lá vão com toda a certeza mais de 2 dezenas de anos. Essa
modulação marcou-me pois na época nunca tinha escutado nada assim!...Muito
melhor do que o "SSB da moda" de banda larga que costumam andar vaidosamente
por aí a usar. lembro-me de lhe perguntar que emissor era esse que tinha uma
modulação assombrosa. Se não me engano era um R&S, já não me lembro bem! O
que eu me lembro é do Mariano me ter dito que era um equipamento de
independent side band, ISB. Se se lembra de operar com esse equipamento,
certamente se lembrará desse nosso QSO, que ja foi à mais de 20 anos com
certeza, mas que ainda hoje tenho no ouvido a melodia do ISB. Era uma
modulação tão plana em resposta de frequencia e com um timbre tão natural
que parecia uma radiodifusão em AM. Nada do que hoje fazem por aí, com as
modulaçãos tipo "Bill" com larguras de banda de mais de 5 KHz, com um abusar
absurdo de graves, que só prejudica a integibilidade da comunicação, pois
não é raro um sinal com S9 ser dificil de entender, ao passo de que com S0 e
uma modulação de SSB decente se consegue entender tudo, porque é nos sons
médios que está a energia vocal da modulação.

73 de CT4RK

Em 01/06/08, Mariano Gonçalves <ct1xi  sapo.pt> escreveu:

>  Carlos Mourato,
>
> Lembras do CT1AY?
>
> O meu primeiro rádio comercial de SSB, só o pude comprar em 1973 e foi em
> Angola, era um FT200 a válvulas de um fazendeiro do café (custou 35
> Euros), tinha um VFO de 5 MHz, uma pré-mistura a cristal, para cada banda, e
> um filtro de cristal de 9 MHz, com um cristal marado, que depois o CR6PR me
> ofereceu um cristal novo, para o gerador de portadora de LSB.
> Mas foi em CR6XI, e para o qual eu fiz depois um transverter, com uma
> QQE06-40 (60W) para operar os satélites OSCAR-6 e OSCAR-7, entre 1973 e
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve as frequencias de rádio. Não use a rede electrica para transmitir
dados. O PLC causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não ao PLC.

Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).