ARLA/CLUSTER: SSB Adapter

Mariano Gonçalves ct1xi sapo.pt
Domingo, 1 de Junho de 2008 - 19:48:00 WEST

Carlos Mourato,

Lembras do CT1AY?

O meu primeiro rádio comercial de SSB, só o pude comprar em 1973 e foi em Angola, era um FT200 a válvulas de um fazendeiro do café (custou 35 Euros), tinha um VFO de 5 MHz, uma pré-mistura a cristal, para cada banda, e um filtro de cristal de 9 MHz, com um cristal marado, que depois o CR6PR me ofereceu um cristal novo, para o gerador de portadora de LSB.
Mas foi em CR6XI, e para o qual eu fiz depois um transverter, com uma QQE06-40 (60W) para operar os satélites OSCAR-6 e OSCAR-7, entre 1973 e 1975.
Foi a primeira estação de satélites de Angola.
Dali falava com o Tiago, CR3ON, em Bissau, via satélite em África não tínhamos correspondentes, apareceu depois, às vezes era uma estação dos Camarões, um TU2??, mas só operava em CW, não tinha SSB.

Mas depois já em 1975 já de volta a CT1XI, eu troquei o FT200 e arranjei um outro sistema de rotação de fase, com uma modulação de SSB espectacular, foi a linha da Halicrafters o SX 117 e o HT 44, uma bomba (naquele tempo) para os OSCAR's.

Agora é tudo com IQ e tecnologia de software o SDR (como os tempos mudam e as tecnologias também).
Hoje mostrei ao CT1ZX e ao CT1WV, um transceptor da R&S um XK, que andava para ali aos tombos ...estivemos a reunir equipamentos, eram mais de 55, para se colocar tudo a funcionar mas num museu da saudade até um Tower da Heathkit temos, com o RX regenerativo de VHF em AM (cristal de 8.025 kHz para os 144,450 MHz).

Mas a grande «pica» são o satélite que estamos a desenvolver e a construir, vai levar tecnologia SDR, com transponder linear, mas tudo digital. Já não há pachorra para fazer filtros a cristal ou LC (hi-hi).
Neste momento já temos 2 a funcionar, mas vamos para uma nova versão.

Para tanto, voltámos a reunir o nosso team dos anos de 1960, todos juntos, de novo, os putos de antigamente, são agora os velhos, avós, alguns já jubilados, mas com o mesmo espírito de jovens (aceitam-se alguns maduros, dos fixes, putos ou de meia idade ...). Podes ser candidato ..., hoje até falámos de ti, vê bem.

Um abraço,

Mariano