ARLA/CLUSTER: Agradecia que explicassem como tudo irá funcionar pois sou novato..

Quinta-Feira, 31 de Julho de 2008 - 13:33:39 WEST

Caro João Pereira, CT2JUF.

O Campeonato "Ibérico" é patrocinado pela URE e é constituído por 8 Concursos, que se realiza cada um no primeiro fim de semana completo, entre Março e Outubro; excepto em Junho onde se realizam 2, e Setembro onde não se realiza nenhum, pois decorre nesse 1º fim de semana o IARU Região 1 de VHF.

São estes os Concursos que constituem o Campeonato.

- Combinado de V-UHF, Março.

- Costa del Sol VHF y UHF, Abril.

- Segovia "Memorial EA4AO", Maio.

- Mediterráneo, Junho.

- Sant Sadurní Capital del País del Cava, Junho.

- Atlántico VHF y UHF,  Julho

- Nacional VHF y UHF, Agosto.(2 e 3 de Agosto)

- QSL VHF, Outubro.(4 e 5 de Outubro)

Os horários são entre as 14h00 UTC de Sábado e as 14h00 UTC de Domingo. Pelo nosso horário actual de Verão, existe +1 h em relação á hora UTC. Assim, ás 15h locais serão 14h UTC. No Inverno, não existe diferença entre a nossa hora local e a UTC (acrônimo de Universal Time, Coordinated, antigamente conhecida pela sigla GMT)

As frequências recomendadas e o modo de emissão estão entre:

2 m: Modo de emissão J3E(USB) - 144,160 ~ 144,295 MHz, 144,305 ~ 144,400 MHz, para efeito de concursos não é recomendado, sendo mesmo em alguns casos ilegal e motivo de desclassificação, o uso da frequência de 144,300 MHz e limítrofes +-5kHz) para efectuar qualquer chamada e muito menos para contactos.)O centro de actividade é normalmente a frequência de 144,310 MHz

70 cm: Modo de emissão J3E(USB) - 432,100 ~ 432,399 MHz.

23 cm: Modo de emissão J3E(USB) - 1296,150 ~ 1296,800 MHz. O centro de actividade é normalmente a frequência de 1296,200 MHz.

Um dado muito importante, é que quase 98% das estações participantes estão a trabalhar com direccionais e em polarização horizontal.

Para cada concurso, existe um e-mail para onde devem ser remetidos os log´s, obrigatoriamente, em formato cabrillo.

No site da URE - Unión de Radioaficionados Españoles ( www.ure.es ) podes obter na área de "DESCARGAS" programas gratuitos que geram este tipo de ficheiros.

Na área de "Concursos" tens mais informações em castelhano, sobre o regulamento geral do Campeonato e de cada um dos concursos constituintes, assim como as classificações posteriormente obtidas pelos concorrentes.

Normalmente, basta que o teu indicativo figure em 2 Log`s enviados para que este seja válido para o concurso, caso somente queiras participar e não concorrer, obviando assim a questão de não penalizares quem te contacta.

Em anexo, envio uma folha de rascunho que depois de impressa pode ser usada, no entanto, tens, e caso concorras, utilizar sempre posteriormente um programa informático que gere ficheiros em formato cabrillo e envia-los dentro do prazo estabelecido para os diferentes endereço de correio electrónico que é disponibilizado em cada regulamento.

Para o concurso do próximo fim-de-semana podes consultar o regulamento em:
http://www.ure.es/concursos/30-nacional-v-uhf/361-bases-concurso-nacional-v-uhf.html

Mais alguma coisa que necessites, estou á tua inteira disposição.

                     _\\|//_
                     ( o o )
                      73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa