ARLA/CLUSTER: PLC

Vítor Oliveira vitoroliveira2008 gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2008 - 23:07:32 WEST

Pois, caro colega, agora imagine isso na casa de um seu vizinho que, por acaso, também usa PLC. A que é que o colega atribui a culpa da ruideira que terá no seu equipamento? 73's.

Vítor Oliveira CT1AFS
  ----- Original Message -----
  From: Radiophilo
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Thursday, July 24, 2008 7:29 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: PLC

  É sabido que o uso de PCs em conjunto com receptores de rádio carece de alguns cuidados.
  É indispensável o uso de caixas metálicas, de uma ligação de terra efectiva, de blindagens ou toros de ferrite nos diversos cabos, e há mesmo certos componentes que não se podem usar.

  No entanto, e porque refere o uso de uma fonte de PC modificada sempre quero acrescentar algo ao que disse. Todas fontes de PC que vi até hoje, recentes e antigas, têm provisões para um filtro de EMI na entrada. normalmente contituido por um duplo enrolamento sob o mesmo núcleo toroidal de ferrite, e um ou dois condensadores. Pois acontece em muitos casos que esses enrolamentos são substituidos por ligações directas e por vezes o condensador não existe.

  Isto aconteceu-me a mim no meu PC e posso dizer que a ruideira era tal que desisti de descodicar modos digitais em HF. Ou usava o PC ou usava o rádio. Um dia encontrei referência a este filtro num outro forum sobre rádio e decidi investigar. De facto o filtro não existia e decidi aplicá-lo, retirando os componentes de outra fonte. A diferença foi do dia para a noite.

  Mais tarde modifiquei também uma fonte de PC para alimentar o meu IC-706 e esta também não tinha o referido filtro. Nem experimentei. Fui buscar o filtro a uma outra fonte velha e apliquei-o. Não tenho nenhum ruído significativo com AMBAS as fontes a funcionar, nem em HF nem VHF.

  73,
  António Vilela
  CT1JHQ