ARLA/CLUSTER: PLC

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2008 - 19:29:10 WEST

É sabido que o uso de PCs em conjunto com receptores de rádio carece de
alguns cuidados.
É indispensável o uso de caixas metálicas, de uma ligação de terra efectiva,
de blindagens ou toros de ferrite nos diversos cabos, e há mesmo certos
componentes que não se podem usar.

No entanto, e porque refere o uso de uma fonte de PC modificada sempre quero
acrescentar algo ao que disse. Todas fontes de PC que vi até hoje, recentes
e antigas, têm provisões para um filtro de EMI na entrada. normalmente
contituido por um duplo enrolamento sob o mesmo núcleo toroidal de ferrite,
e um ou dois condensadores. Pois acontece em muitos casos que esses
enrolamentos são substituidos por ligações directas e por vezes o
condensador não existe.

Isto aconteceu-me a mim no meu PC e posso dizer que a ruideira era tal que
desisti de descodicar modos digitais em HF. Ou usava o PC ou usava o rádio.
Um dia encontrei referência a este filtro num outro forum sobre rádio e
decidi investigar. De facto o filtro não existia e decidi aplicá-lo,
retirando os componentes de outra fonte. A diferença foi do dia para a
noite.

Mais tarde modifiquei também uma fonte de PC para alimentar o meu IC-706 e
esta também não tinha o referido filtro. Nem experimentei. Fui buscar o
filtro a uma outra fonte velha e apliquei-o. Não tenho nenhum ruído
significativo com AMBAS as fontes a funcionar, nem em HF nem VHF.

73,
António Vilela
CT1JHQ