ARLA/CLUSTER: A Segunda Fase do "ataque" do PLC.
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 - 19:21:07 WEST
Assim é exactamente, caro Paulo Mendes, CT2HQT e muito bem lembrado, "Se não estou em erro este assunto já foi discutido aqui no Cluster."
Prezado colega Afonso Marques-CT1RH e restantes colegas,
Neste momento estamos já, na Segunda Fase do "ataque" do PLC.
Este é muito mais insidioso e convêm que isto fique definitivamente assente na vossa mente.
Agora, já não se trata tanto de distribuir porta a porta, esta tecnologia, numa cooperação com as empresas distribuidoras de energia eléctrica directamente, caso da EDP-ONI, mas sim algo muitíssimo mais difícil de controlar que é a instalação, DENTRO DA PRÓPRIA CASA de cada cliente, por ele próprio, ou por outras empresas, caso da PT, no serviço MEO, por exemplo.
Conforme tem aqui sido relatado e também é salientado na entrevista que o colega Hugo Barata, CT2HMX, deu ao Boletim Radiodifundido da ARLA, o problema está actualmente no aproveitamento domestico e não no seu aproveitamento, digamos, industrial, que foi abandonado em Portugal.
O PLC, AGORA, JÁ NÃO ENTRA NA SUA CASA VINDO DO EXTERIOR, ELE É ANTES, COLOCADO A FUNCIONAR DENTRO DA SUA CASA.
Quanto a tudo o resto, os efeitos nefasto, são exactamente os mesmos para nós e não só.
Infelizmente, neste caso, como no passado, compete legalmente á ANACOM actuar no mercado e por aquilo que se " vê " ou melhor, ouvimos, nada tem sido feito.
Obviamente que a ANACOM não tem os meios humanos e materiais, que em principio deverá ser a ASAE, a aprender, ao nível daquilo que existe á venda ou para instalação, segundo indicação expressa da ANACOM. Já está a ver a confusão deste processo.
Bastam duas coisas, e que eles (ANACOM), podem, e quanto a nós, devem fazer; declarar em 1º lugar que a tecnologia PLC não cumpre qualquer norma de compatibilidade electromagnética, e segundo, deve ser imediatamente retirada do mercado e substituída dentro da casa dos clientes; competindo á PT este serviço, no caso das instalações MEO.
Bem, ainda ficam a faltar todos aqueles que já se encontram instalados, directamente, pelos próprios consumidores e quem é que os vai lá buscar, e dar algo em troca, que sirva para o mesmo...?!
Como podem imaginar, estão aqui envolvidos muitos milhares de Euros e os seus efeitos não são visíveis e perceptíveis imediatamente pelos vulgares cidadãos, que está a ser "enganado", pois não conhecem todos os pormenores envolvidos e mesmo que os conhecesse, pouco está interessado em mudar.
Imaginemos esta situação, que acontece na realidade; o meu amigo faz um contrato de instalação do serviço MEO e eu digo-lhe o seguintes:
Nós para lhe pôr-mos o segundo televisor ligado ao sistema, oferecemos-lhes 3 soluções:
1ª - Passamos um cabo coaxial pela casa fora, furos nas paredes, colamos ao rodapé o cabo, etc, etc..
2ª - Passamos um cabo de fibra óptica pela casa, mais furos nas paredes, maiores curvas, mais cola, etc, etc.
3ª - Não precisa nada disto, pois temos aqui umas "caixas mágicas", que aproveitando já a sua instalação eléctrica lhe mete o sinal no quarto, na cozinha, onde você quiser, e NÃO TEMOS DE FAZER FUROS NAS PAREDES, NEM COLAR NADA AO RODAPÉ, nada de nada, tudo limpinho e nada de obras.
Diga-me muito sinceramente, o que é que o meu amigo e especialmente a sua esposa, que nunca tivesse ouvido falar das interferências na Onda Curta, iram preferir...?
Venham as "caixas mágicas" e resolvemos já aqui a questão; e mesmo que soubessem, diriam, nós já nem ouvimos a Onda Curta, para que é que vamos estar a furar e colar e a "desfeiar" a nossa bonita casa, para não terem os outros, interferências!?
Já dá para ver o que se está, e, vai passar.
A nossa sorte é que as tais Caixas Mágicas e limpinhas, não funcionam nada bem, parando a imagem, etc, etc,.... Bem, mas isto você só descobre depois dos felizes, vendedor e instalador, terem saído porta fora, com o seu contrato assinado.
Para terminar, convêm dizer, se "eles" nos fazem interferências com as caixas do PLC, qualquer radioamador nas imediações a emitir nas decametricas(Onda Curta) lhes faz tanto ou mais interferências; perfeitamente notada e "visíveis" na imagem parada ou "congelada" no segundo televisor que veio a ser ligado ás caixas mágicas.
Espero que tenham compreendido, agora, o que se passa na Segunda Fase do "ataque" do PLC.
João Costa
CT1FBF
________________________________
From: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] On Behalf Of Paulo Mendes
Sent: quarta-feira, 23 de Julho de 2008 14:47
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: PLC
Se não estou em erro este assunto já foi discutido aqui no Cluster.
Além disso este projecto da ONI-EDP já foi abandonado há uns 3 anos e a EDP já vendeu a sua participação na ONI.
CT2HQT.
Paulo Mendes
2008/7/23 Afonso Marques <amarques efacec.pt>:
Contribuição interessante
73's
Afonso Marques-CT1RH
Mais informações acerca da lista CLUSTER