ARLA/CLUSTER: Aprender morse

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sábado, 12 de Julho de 2008 - 19:23:53 WEST

Colegas.

Não sendo o meu exemplo o melhor, pois aprendi CW sozinho.
sem mestre e sem método, lá fui  calcando nos neurónios letra a letra a telegrafia.
Nem sequer tive a orientação que andava a transmitir com a chave ao contrario.
Os "Das" com o polegar e os "Dis" com o indicador.
Quando dei pela desgraça, de tão rude engano, já era tarde, o corpo já assim estava acostumado.
Mas os mais velhos, logo vieram a  tranquilizar-me, que dai não vinha mal ao mundo, e que do outro lado, era tanto CW o meu, como de outro colega qualquer que transmitisse á maneira ortodoxa.
 Indo então ao assunto, com a minha parca experiência, quer-me parecer que tentar receber CW mais devagar para facilitar a recepção é um engano.
Ninguém conta os traços nem os pontos, apenas se segue a pequena melodia que é cada letra.
Para mim, a melhor velocidade de RX está entre 20 e 25 WPM.
Se os colegas querem aprender sugiro que aprendam com as letras nesta ordem de velocidade, e aumentem apenas o tempo entre cada letra.
sendo a evolução, o reduzir deste tempo. mas sempre mantendo a velocidade da letra.
Outra sugestão é não se preocuparem com o TX, isso virá naturalmente depois.
O importante é receber.
Primeiro  letra  a  letra, depois  duas letras, depois 3  e assim por diante.
Até que um dia recebe frases inteiras.
Também sugiro que á medida que vão recebendo, vão escrevendo num papel letra a letra.
Farão uma palavra depois, se tentar logo fazer a palavra o mais certo é perder-se.

Para aprender CW é preciso sobretudo autodisciplina e força de vontade nos primeiros tempos.
Depois lá há-de chegar o “skill.” .
Todos nós, a uma certa altura desanimamos e  pensamos  não ter ouvido, e que isto é apenas para dotados, mas uns desistem e ficam com esta opinião, outros continuam o ultimo patamar e tornam-se RADIOTELEGRAFISTAS.
É como escalar uma montanha, é difícil , mas pensem que um dia chegarão ao topo, e depois , como que de repente, é sempre a descer

73’s
Matias

From: ct1gfqgrupos  gmail.comTo: cluster  radio-amador.netSubject: RE: ARLA/CLUSTER: Aprender morseDate: Sat, 12 Jul 2008 18:27:30 +0100

Outra boa técnica, em tempo real de transmissão, é correr as varias bandas de HF e escutar as rádio-balizas que operam em CW.Excelente exercício, quando já se sabe alguma coisa. Pois as mesmas emitem sempre o mesmo, algumas com mensagens bastante interessantes,

73’s.Carlos, CT1GFQ

“ Não me mande os meus "e-mails" de volta  -  eu já os vi! “

Blog: http://carlosfonseca-ct1gfq.blogspot.com/
Youtube: http://youtube.com/user/carlosfonsecaalmada ( Update: 10/07/2008)
Photos: http://www.flickr.com/photos/9018639@N04/ ( New update: 10/07/2008 )
Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88850
NanoAqua: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=98581

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Rui CaldeiraEnviada: sábado, 12 de Julho de 2008 17:41Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLAAssunto: Re: ARLA/CLUSTER: Aprender morse

Caro José AlvesNão se preocupe em "ver" as asneiras que eventualmente(seguramente) irá transmitir. Concentre-se antes de mais em aperfeiçoar a sua técnica de recepção. Para isso e se não tiver hipótese de frequentar aulas prácticas como as que deu agora o venerando e estimado CT1VS sob os auspícios da ARVM, tente usar este programa que ser-lhe-á muito útil e que utiliza um método concebido por um psicólogo alemão para treinar os telegrafistas da Wermacht ou lá o que seja, Herr Koch de seu nome e que preconiza aprender pequenos grupos de caracteres, dois de cada vez, à mais alta velocidade que pretender apanhar. Defendia ele que aprender com baixa velocidade era ineficaz por haver fenómenos psico-fisiológicos que ele seguramente saberia explicar. O que é certo é que eles se entendiam, e pasme-se, até em alemão, hihi... Houve um colega inglês, G4FON, que escreveu este programa baseado nessa teoria do Herr Ludwig Koch e que resulta sempre. É preciso é fazer. Ou então pede à ANACOM para deixar levar o seu computador portátil com aquele programa xpto que até fala, e então o exame de CW está no papo. Será que eles vão na conversa? Se não forem insista e argumente com o facto dos maiores contesteiros do CQWW só usarem PCs para descodificar o morse, por que carga de água é que você precisa de mostrar como se faz usando uma chave de morse, coisa ridícula e tão antiquada??? procure aqui:     http://www.g4fon.net/CW%20Trainer.htm