ARLA/CLUSTER: PLC

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Julho de 2008 - 19:27:20 WEST

Caro colega,desde de Setembro do ano passado e mais propriamente em
Fevereiro deste ano que se descobriu que a empresa PT que disponibiliza o
serviço meo existem plataformas deste serviço que funcionam atraves de rede
electrica recorrendo a tecnologia PLC.Os modems em causa até agora os unicos
que se conseguio determinar a causa da interferencia são da marca CORINEX
embora a SIEMENS tambem forneça este tipo de modelo que praticamente tem o
mesmo modelo de AV200 e AV300 em ambas as marcas .A ANACOM já cá veio varias
vezes e constatou sempre que há ruido são provocados pelos modem da marca
Corinex.Estes modem sfuncionam numa gama de frequencias de 2MHZ a 34Mhz mas
em alguns casos as interferencias chegam aos 50mhz com uma potencia de
-56dbm.Estes modems supostamente pelo fabricante tem filtros notch que podem
ser ligados ou desligados pelo cliente mas em muitos casos os que estão
ligados são ineficazes em algumas bandas o que faz com que haja ruido na
mesma.Caso pretenda mais informação puderei disponibilizar com emails
antigos enviados para o cluster.

73 de Hugo Barata CT2HMX