ARLA/CLUSTER: Um Schedule para: 144mhz X-Atlantico

CT1EKD ct1ekd mail.telepac.pt
Quarta-Feira, 2 de Julho de 2008 - 22:57:02 WEST

Sim, João efectivamente os Alemães tem uma imaginação fértil ao dizerem
aquando dos contactos com EA8 a dupla reflexão se faz nos rios ibéricos, sem
conhecerem a realidade, que é a fantástica "reflexão" troposfera que existe
ao longo da costa de africa/Portugal na realidade trata-se de Tropo+SpE com
a vantagem de o ângulo de ataque à camada E ser mais baixo que o
nosso...Quando nos dias que dizem ter havido duplo salto de esporádica, os
EA8 colocavam 59+60 dB troposferica, No entanto falam com a realidade que
conhecem em DL...Não é por acaso o interesse da Revista DUBUS por estes
lados...

Ainda sobre o Digital, este tem uma vantagem de ter LOG's e de não
necessitar de alguém em permanência para escutar o beacom.
Existem registos de contactos entre a Grécia e a Africa do Sul por TEP, logo
não me parece descabido contactos entre CT e o hemisfério SUL.

Pedro - CT1EKD

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of João Gonçalves Costa
Sent: quarta-feira, 2 de Julho de 2008 20:20
To: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Um Schedule para: 144mhz X-Atlantico

Colega Matias.

Sei perfeitamente a que se refere, obviamente que quanto a mim o path
Europa(Portugal)-Brasil(Rochedos) é mais "viável" e frequente que o quase
mítico patch Europa-Caribe/EUA em CW ou Fonia.

Atenção que existem descritos vários contactos em JT nos 2m entre o Reino
Unido e a Terra Nova no Canadá. Alias e como sabe, alvo das maiores
polémicas e nunca considerados pois estão aqui envolvidas outro tipo de
propagações, a começar pelo EME. Portanto, ao utilizarmos o JT, poderemos
estar a incorrer na mesma questão. Esta mesma foi debatida no Brasil,
aquando da instalação do beacon PY0FF/B acabando-se por optar por CW ao
invés do JT.

Quanto a mim, o patch Portugal-Rochedos de S. Pedro e S. Paulo acontece
muito mais frequentemente via  Propagação por "efeito de conduta" que
somente nos equinócios de (Março e Outubro) e não apenas durante o máximo
solar.

A questão está, que para todos os efeitos radioamadoristos, os Rochedos são
desabitados, no entanto, estão somente 55.1 minutos abaixo da linha do
Equador.

Relembro-me que ao ler o estudo alemão me pareceu que estavam a utilizar
situações demasiado rebuscadas, quando para nós em Portugal, é muito vulgar
escutar as Canárias com 5/9+60dB e mesmo Cabo Verde, graças ao "efeito de
conduta" que quanto a mim não foi suficientemente exposto e devidamente
analisado no estudo.

João Costa
CT1FBF