ARLA/CLUSTER: Verticais encurtadas: como ficam os radiais? ( fwd QRP-BR )

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008 - 16:19:24 WET

OK colega Neves
Tudo correcto. A resistencia de radiação seria igual à impedancia numa
antena ideal. Ou seja! num dipolo feito com material supercondutor, onde não
existissem perdas. Mas como não é o caso, e como normalmente utilisamos fio
de cobre ou aluminio , a resistencia de radiação é sempre menor que a
impedancia, no valor da resistencia electrica dos condutores, neste caso no
valor da resistencia electrica do fio de cobre da antena, se tomar-mos por
referencia um dipolo devidamente ajustado para uma dada impedancia. Assim,
se o total do fio tiver por exemplo 1 ohm, e se a antena estiver
teoricamente a 1 para 1 de VSWR, teremos  para um diplo de meia onda com
angulo ajustado para 50 ohms, 1 ohm de perda e 49 ohms de radiação. o que
dará um rendimento de cerca de 98%.
Quando existe aquecimento em algum ponto da antena ou do plano de terra, é
sinal que estão a existir elevadas perdas, e como tal a resistencia de
radiação deve estar muito baixa.Como é lógico, qualquer aquecimento em
qualquer ponto de uma antena, só pode ser provocado pela resistencia de
perda, visto que a resistencia de radiação, dissipa a potencia no espaço e
não no material.
Um dos pontos fracos de qualquer antena com bobines, é exactamente o facto
de as bobines aquecerem e aumentarem exponencialmente as perdas.
No meu batente, temos um visor de infravermelhos, para olhar para as antenas
na escuridão e assim detectarmos os pontos onde a antena pode estar a
perder  energia por aquecimento. É muito curioso verificar que o solo , em
frente à antenas, depois de algum tempo de estar a emissão no ar, e a cerca
de 50m, está cerca de 3 a 4 graus mais quente. O nosso visor é um
instrumento muito sostificado e interessante, permitindo visualizar uma
serie de parametros entre eles a temperatura à distancia de Kms. Só não ve o
diagrama de radiação!!!! quem inventar um aparelho que veja o diagrama real
de radiação de uma antena ficará para a historia, porque até hoje isso não é
possivel. O que existe por aí são apenas "suposições" baseadas em modelos
matemáticos de computador, mas de que eu duvido muito da exactidão.

73 de CT4RK