ARLA/CLUSTER: Verticais encurtadas: como ficam os radiais? ( fwd QRP-BR )

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2008 - 09:47:06 WET

Bom dia
Depende do que estamos a falar. Se de radiais elevados ou de enterrados.
Se tiverem enterrados o comprimento não é critico e quanto maior for o
nº de radiais melhor.
O maior problema das antenas verticais reside na eficiencia versus
perdas, pois 1/4 vertical com 4 radiais apresenta uma resistência de
radiação na ordem dos 32 ohms muito longe dos 52 desejados.

Sem dúvida um bom assunto para ser discutido pelos presentes.

73

Carlos Neves