ARLA/CLUSTER: Verticais encurtadas: como ficam os radiais? ( fwd QRP-BR )

Carlos Fonseca - CT1GFQ ct1gfqgrupos gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2008 - 18:05:28 WET

Oi pessoal, bom dia.

Uma dúvida que me surgiu: em antenas verticais encurtadas (por bobina ou
chapéu), montadas em solo (como a PAC12, por exemplo), como deveriam ser os
radiais?

Hipóteses que pensei:
. seguir a convenção de pelo menos 4 radiais de 1/4 de onda (ou mais
radiais)
. usar 4 (ou mais) radiais também bobinados
. usar 4 (ou mais) radiais do tamanho físico da antena
. NDA :)

----

Achei uns links bacanas:
http://www.chem. <http://www.chem.hawaii.edu/uham/radials.html>
hawaii.edu/uham/radials.html
http://www.astrosur <http://www.astrosurf.com/luxorion/qsl-radials.htm>
f.com/luxorion/qsl-radials.htm

No primeiro, o autor fala literalmente: "radiais de terra não precisam ser
mais compridos do que a altura da antena... uma antena encurtada possui um
campo-próximo (near-field) mais compacto... o terra só precisa alcançar o
limite do campo-próximo".

No segundo, eu acho, descobri que os radiais servem como 'retorno'! "parte
significativa da energia sai o elemento irradiante para o solo (que é um
terra com muita perda). Esta radiação deve ser re-injetada no sistema, no
ponto de alimentação desta, com a menor perda possível para ser irradiado
pela antena em um novo ciclo".

--hg