RE: ARLA/CLUSTER: Porque será que são sempre as associações que...

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2008 - 18:57:54 WET


Prezado Colega Luís Cavaleiro (CT2HKY),

Gostei da maneira como abordaste o tema e concordo com esta tua analise " de à uns 10 a 12 anos a esta parte, faz-se jornalismo infundado " pois, com as recentes fusões e aquisições no meio, cada vez interessa menos a noticia e o seu verdadeiro tratamento jornalístico, e mais o lucro obtido pela venda de papel a qualquer preço. Como dizia hoje na rádio o professor catedrático português José Manuel Nobre-Correia da Universidade Livre de Bruxelas, a imprensa portuguesa está tão mal que pior é difícil, em todos os aspectos.

Deixando isto de parte, digo-te que quanto ao Regulamento da actividade Radioamadoristica em Portugal temos da parte do regulador um imobilismo e silencio ensurdecedor e pura e simplesmente deixei de acreditar em qualquer promessas.

Invariavelmente, quando contactados oficialmente ou particularmente, o "novo" regulamento está para ser publicado á pelo menos 4 anos e pela voz dos seus representantes é para a semana...., que as Associações vão ser chamadas a pronunciar-se e apresentarem propostas, isto é, se for essa a linha politica vigente, que ao que parece, neste momento, não é.

A ANACOM está quanto a mim "obrigada" desde 2003 a alterar algumas das normas vigentes e ao que temos assistido é á aplicação de remendos impostos mais pela legislação europeia CEPT "a tarde e a más horas" deixando tudo o resto intocável. Todo o esforço abnegado que em 1996 algumas Associações e colegas particularmente fizeram para tentarem "reparar" o Decreto-Lei 5/95 e portarias anexas foi PURA E SIMPLESMENTE deitado ao caixote do LIXO. Aquando da entrega das propostas de alteração foi assegurado que seriam efectuadas amanhã e que de dois e dois anos pelo menos seriam analisadas e implementadas alterações........

Foi apresentado INFORMALMENTE, ás Associações em 2004, um projecto que já naquela altura não fazia sentido e quanto a mim e actualmente, não faz o mínimo nexo. Foi prometido que "brevemente" as Associações seriam chamadas a pronunciarem-se, isto se bem me recordo em.....

Não, caro Luís, se vivemos num Estado de direito onde está o Estado e os seus deveres, obrigações e promessas para com os seus cidadãos. Obviamente, que as Associações não estão isentas de culpas.

Muito mais à para dizer, mas parafraseado John F. Kennedy - Não me perguntes o que a tua Associação pode fazer por ti, mas o que tu podes fazer pela tua Associação. Infelizmente, são cada vez menos os que querem fazer alguma coisa.

João Costa
CT1FBF



________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of CT2HKY
Sent: terça-feira, 15 de Janeiro de 2008 12:10
To: ARLA - Cluster
Subject: ARLA/CLUSTER: Porque será que são sempre as associações que...


Olá caros colegas.

Por vezes acho curioso como se aborda os assuntos de radioamadorismo e se coloca as associações de Radioamadores ao barulho, eu sinceramente não encontro nada, que mereça qualquer esclarecimento ou fundamentação de qualquer associação ou mesmo de um Radioamador em especial.

Infelizmente me Portugal, e de à uns 10 a 12 anos a esta parte, faz-se jornalismo infundado e sem qualquer veracidade, basta dizer que disse e é mais que suficiente para se crucificar seja quem foi, e os Radioamadores, tal como outros elementos desta sociedade, basta que seja um assunto polémico e de preferência que motive a aquisição das noticias, para se "fazer grandes filmes", nem que sejam apenas a preto e branco e de baixa qualidade.

Hoje, e quando os nosso radioamadores mais antigos, os que faziam os seus próprios rádios, os que ainda dão assistência aos nossos repetidores, que por pura carolice têm gosto em manter o que está ao dispor de todos, mas pago por apenas meia-dúzia, quando estas pessoas abandonarem o mundo dos vivos, se ainda houver Radioamadorismo, por certo que Radioamadores, ou seja, pessoas licenciadas para os serem, ainda devem existir alguns, não acredito é que consigam fazer melhor, ou até igual, por isso, acho que estas pessoas merecem muito o nosso respeito e a consideração de todos os Radioamadores, quer associados ou não, seja da associação que for.

Quando uma noticia denigre ou ultraja os Radioamadores, todos têm vontade de "saltar em cima" de quem a disse, escreveu ou publicou, mas acho muito estranho, não existir o mesmo sentimento, quanto a outros assuntos muito mais sérios, vejamos, no inicio de 1999, está a fazer 9 anos, a Anacom colocou um inquérito na sua pagina da Internet, ah!!! já me esquecia, nesse tempo os Radioamadores só usavam Rádios, não tinha essa coisa, refiro-me aos acessos à internet, que veio conspurcar o Radioamadorismo e tirar-.lhe o seu verdadeiro significado da palavra, o aparecimento dessa coisa ilegal que é os eco-lixos e afins, mas o problema, se é que assim se pode chamar, é que foi colocado esse inquérito a estudo sobre um tal de novo regulamento das comunicações de amador em Portugal, lembram-se? Claro que não, eu sei, mas eu lembro, andava a estudar para tirar a carta/licença de Radioamador, nessa altura tinha que se estudar, e saber um bocadito, e quem não sabia, tal como eu, tinha que ir a exame duas ou três vezes até conseguir ter sorte de passar, mas, já agora, alguém sabe desse regulamento? já alguém pensou em "crucificar" as associações ou alguém mais, para saber novidades? Não!, Pois não, eu sei, está tudo à espera dos mesmos, esses que sempre tiveram que dar a cara, para o bem e para o mal.

Para finalizar, acho que era bom, que antes de se querer condenar alguém, quer seja pela  sobre a noticia mal dada, quer seja por outra coisa qualquer, vamos trabalhar todos é para provar que tal não é verdade, e não, contribuir para a continuidade ou aumento de situações que todos nós sabemos, que não sendo verdade, estão lá muito próximas.

Um bom ano de comunicações para todos.




Mais informações acerca da lista CLUSTER