Re: Re:ARLA/CLUSTER: Al-Qaeda em onda curta: "pode ter sido feita por um rádio amador a partir de qualquer parte"

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 14 de Janeiro de 2008 - 14:12:05 WET

Olá colegas

Vamos lá com calma e nada de se porem em bicos de pés!
Leiam bem a noticia, e digam lá o que é que tem a noticia de negativo para
os amadores!.
Primeiro: Se a NAV-Portugal enviou a gravação para a França, como é indicado
na noticia, essa é a prova que foi realmente escutada por operadores dessa
entidade e isso nada tem a ver connosco.

TUDO GRAVADO

As comunicações e informações de tráfego aéreo ou outras recebidas e
enviadas pelos centros de controlo de tráfego aéreo são guardadas, pelo que
as autoridades francesas puderam ouvir a conversa que os portugueses
interceptaram na quinta-feira.

Segundo. No meu entender, e na minha interpretação, o contexto é de que a
comunicação poderia ser escutada eventualmente por qualquer amador que
disponha de equipamento de ondas curtas, e como isso não é crime, foi
referenciado.
Nesse caso a minha interrogação é: O que é que os amadores teem a ver com
isto, se as conversas recebidas pelos centros de controlo foram enviadas
para a França?
Mas afinal as conversas foram recebidas pelos operadores da NAV- Portugal ou
foram por um amador de radio?

Terceiro:Ao que parece tambem nos Estados Unidos a conversa foi detectada, e
por tal não se trata de uma fraude mas de uma mensagem credivel, pelo que se
detectada por algum amador e por ele encaminhada para os locais certos, só
temos a ganhar com isso pois em meu ver aumenta a credeblidade entre os
amadores.
Aqui falta dizer quem é que nos EUA escutou a mensagem!...Os amadores ou a
CIA?

Para terminar, penso que o facto de possivelmente algum amador ter escutado
a conversa, não nos compara à "base" mas coloca-nos na rota dos possiveis
"vigilantes" para conversas duvidosas via radio que possam colocar em risco
a segurança de pessoas e bens.

A minha opinião é que analisem bem as noticias e se encontrarem  alguma
forma diferente de interpretarem os textos, então peçam escrarecimentos ao
redactor. Pelo meu lado, e poderei estar errado, não encontro nada que
mereça algum protesto pela nossa parte.
Se alguem tem uma visão diferente do assunto, agradecia que me enviassem um
email a depor o vosso ponto de vista para que eu possa ver por outro angulo
esta noticia, que repito poderei estar a interpretar mal.

73 de CT4RK

Em 14/01/08, Luis Camacho <ct3ee  netmadeira.com> escreveu:

>  Ola colegas
>
> A propositodeste assunto gostaria de dizer o seguinte:
> Tive conhecimento desta noticia na passada Sexta-Feira à noite, quando
> estava na companhia de alguns colegas de trabalho num jantar convívio. Sendo
> eu trabalhador da Empresa NAV-Portugal, fui informado pela responsavel da
> minha Empresa do que se estava a passar. Já nessa altura, fez referencia à
> possibilidade de ter sido "um radioamador" o responsavel pela comunicação.
> Nesse momento foi a mesma esclarecida para ter algum cuidado na utilização
> [...]

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).