ARLA/CLUSTER: Vamos la a preparar os arames

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008 - 23:24:56 WET

Colega Matias

A propagação para comunicações até cerca de 500 Km processa-se por NVIS, e a
NVIS é muito influenciada pelo Sol. Agora tem andado no máximo até os 5MHz,
mas olhe que em zonas altas do ciclo 23 cheguei a detectá-la perto dos
15MHz, aqui em Portugal. Não sei onde anda agora porque não fui ver o mapa,
mas deve estar baixa. Em 1980 e durante mais de 1 ano, a NVIS andava quase
sempre por volta dos 10MHz, o que proporcionava QSOs em 40m com sinais
fabulosos, a nivel da penisula, com meia duzia de watts. Quanto às flares, é
o reverso da medalha, e ao que parece este ciclo vai ser rico em flares de
alta energia. É mesmo de esperar uma grande quantidade de flares, com
intensidade de X 10 ou superior, já que flares M tem acontecido com
frequencia, mesmo na parte baixa do ciclo.
E agora vou para o batente.

73 de CT4RK