ARLA/CLUSTER: Vamos la a preparar os arames

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2008 - 22:58:41 WET


 
Pois Colega Mourato.
Seja bem vindo o Ciclo 24.
 
 
Mas olhem que agora serão 7 anos a aumentar a actividade solar até ao novo pico.
Ainda vai demorar um pouco até se notar a diferença.
 
 
Mas isto não é sinonimo de mais propagação em HF !
Quando aumentar a actividade solar, durante o dia todas as frequências até 10mhz serão absorvidas pela atmosfera e os contactos via propagação espacial (local) serão dificeis.
Os 40m de dia não serão tão bons como agora.
Vai ser dificil em certos dias falar mesmo para poucos KMs de distancia.
 
Com a alta excitação da camada F2  teremos aberturas intercontinentais (long e short path) desde os 20m até os 50mhz.
Mas cuidado, com maior frequência  de "Flares" haverão " apagões" em todo o HF e muitas vezes não se conseguirá  escutar nada.
Os Flares são explosões solares que libertam muita radiação e matéria no espaço, estes vão provocar altas perturbações nas telecomunicações em todo mundo durante dias.
 
De realçar a propagação em modo Spread-F  e TEP que vai proporcionar os bons QSO's em 10m e 6m para Africa de manha e Sul América para a tardinha, eventualmente no pico doble-TEP para o Japão e Austrália.
 
 As esporádicas E ( camada E) que ocorrem entre os 15m e os 2m nada teem a ver com o Sol.
 
Bom Fim de Semana a Todos
 
Matias CT1FFU


Date: Fri, 4 Jan 2008 22:27:49 +0000From: radiofarol  gmail.comTo: Cluster  radio-amador.netSubject: ARLA/CLUSTER: Vamos la a preparar os aramesCarissimosCom o inicio do ciclo 24, é tempo de esticar antenas para ondas curtas e de afinar as "latas" . Os QRPistas devem untar as antenas com azeite para a RF escorregar melhor como diz o colega Salomão, pois a partir de agora é sempre a melhorar! Vamos la começar a tirar o pó aos equipamentos de onda curta, porque daqui uns tempos serão mais uteis do que o VHF!...aos colegas que entraram recentemente nas lides, e que ainda não passaram por um máximo solar, vão ver o que é propagação nos proximos 3 anos. A partir de hoje, com alguns altos e baixos evidentemente, a propagação melhorará progressivamente em ondas curtas. Quero alertar, que em relação a VHF e a frequencias mais elevadas, este evento nada tem a ver, pois excluindo a propagação esporadica , e por aurora, a propagação em frequencias elevadas não é dependente de reflexão ionosférica. A actividade solar, influencia principalmente as comunicações por SKYWAVE e NVIS. 73 de CT4RK-- Best 73 from:regards from:CT4RKCarlos MouratoSines Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta. Proteja o ambiente -----------------------------------------------------------Este e-mail destina-se a fornecer informações de utilidade para os destinatarios referidos, e não poderá ser considerado SPAM.Se não desejar receber mais informações deste emissor, responda a este mail com -REMOVER- no campo "ASSUNTO", ou bloqueando o emissor deste mail, nas suas configurações de privacidade. Esta mensagem está de acordo com a legislação Europeia sobre o enviode mensagens (Directiva 2000/31/CE do Parlamento Europeu; RelatórioA5-0270/2001 do Parlamento Europeu). 
_________________________________________________________________
Cansado de espaço para só 50 fotos? Conheça o Spaces, o site de relacionamentos com até 6,000 fotos!
http://www.amigosdomessenger.com.br
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080104/01c4f620/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER