ARLA/CLUSTER: Ajuda aos Planos de Banda e Tons dos Echolinks em Portugal continental.

Quarta-Feira, 27 de Fevereiro de 2008 - 11:21:02 WET

Chama-se a isto utilizar o salutar principio da auto-regulação, que quanto a mim, é muito superior á regulamentação imposta.

Gostava era que existisse mais informação técnica exacta sobre os Echolinks.

Quero salientar que daqueles a quem me tenho dirigido tenho encontrado a maior boa vontade.

João Costa
CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of Carlos Mourato
Sent: terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008 23:00
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Ajuda aos Planos de Banda e Tons dos Echolinks em Portugal continental.

Caros colegas
Apesar de ser norma, esta é apenas entre os amadores e ainda bem que existe uma migração de echolinks para UHF. No entanto não conheço qualquer norma emanada pela ANACOM que autorize ou que recomende a utilização de echolinks e portanto a atribuição de células  e respectivos tons de proteção a estes dispositivos.
As normas que foram publicadas pela ANACOM dizem respeito em exclusivo aos repetidores de fonia e às radiobalizas, não fazendo qualquer referencia a outros sistemas.
Por isso a organização que deve reinar na atribuição de frequencias e tons de proteção, por enquanto, é um critério dos amadores, que felizmente estão cada vez mais conscientes do problemas que aconteceram no VHF, e deste modo a procurar  meios de não prejudicar outros modos de emissão devidamente legalizados.

73 de CT4RK