ARLA/CLUSTER: Ajuda aos Planos de Banda e Tons dos Echolinks em Portugal continental.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 2008 - 22:59:51 WET

Caros colegas
Apesar de ser norma, esta é apenas entre os amadores e ainda bem que existe
uma migração de echolinks para UHF. No entanto não conheço qualquer norma
emanada pela ANACOM que autorize ou que recomende a utilização de echolinks
e portanto a atribuição de células  e respectivos tons de proteção a estes
dispositivos.
As normas que foram publicadas pela ANACOM dizem respeito em exclusivo aos
repetidores de fonia e às radiobalizas, não fazendo qualquer referencia a
outros sistemas.
Por isso a organização que deve reinar na atribuição de frequencias e tons
de proteção, por enquanto, é um critério dos amadores, que felizmente estão
cada vez mais conscientes do problemas que aconteceram no VHF, e deste modo
a procurar  meios de não prejudicar outros modos de emissão devidamente
legalizados.

73 de CT4RK

Em 26/02/08, CT1DQV CT1DQV <ct1dqv.arat  gmail.com> escreveu:

> Chaves 67
>
> 73

> CT1DQV
> Eduardo Gonçalves
> ct1dqv.arat  gmail.com
> www.arat.org

Best 73 from:
regards from:
CT4RK
Carlos Mourato
Sines

Antes de imprimir este e-mail, pense que estará a gastar papel e tinta.
Proteja o ambiente

suas configurações de privacidade.
A5-0270/2001 do Parlamento Europeu).