Re: ARLA/CLUSTER: DXCC é uma treta da ARRL

Francisco Costa, CT1EAT listas_ct1eat sapo.pt
Domingo, 24 de Fevereiro de 2008 - 06:58:26 WET

Caro Matias

Desculpa o atraso na resposta.
Falta de vagar, como aqui se diz, hi.

> Mas é exactamente isso que o colega não acredita, o que eu faço. hi hi
> Estudos de propagação. a favorita sem duvida  hi.

Não foi exactamente isso que afirmei. Recapitulemos.
Tu afirmaste que o DXCC é uma treta, e que não valia nada para ti.
Eu respondi que não acreditava, e como exemplo referi os 4m.
Mas podia ter referido outra banda qualquer. E se o DXCC agora não
vale nada para ti, a fazer fé nos spots do cluster, ao menos no ano
passado ainda valia:
CT1FFU-@ 144280.0 TK5JJ       tnx new dxcc                  1600 06 Jun 2007
CT1FFU    50110.0 3V8SS       tnx new DXCC                  2008 30 Jun 2007
CT1FFU    50112.0 ZC4LI       tnx new DXCC on 6             1246 09 Jul 2007

> Até lhe dou razão, a PTT é a responsável pelas prevericações,
> Mas então porque é que eles ( ARRL)são tão rigorosos na
> confirmação dos 160m.Onde aqui sim, apenas validam cartões
> por pessoal qualificado e com larga experiencia na banda.
> Julgo eu, por ser o TOP Band , eles querem manter ali o nivel sério.

Sim, suponho que é isso. São contactos mais difíceis, logo a
tentação de forjar QSL's deve ser maior, digo eu...

> Ora aqui temos um tal caso dos dois pesos e duas medidas.
> Eles sábem muito bem que em CT e na maioria dos paises
> da região I, os contactos em 50mhz via EME são ilegais.
> pois é impossivel reflexão lunar com 20W PAR- mas aceitam-nos.

Esse é apenas um "detalhe", como tantos outros.
Mas quem nunca fez uma infracção aos regulamentos,
"que atire a primeira pedra" ;o)

> Para mim, o prazer é o contacto em si. Até acho que nem
> devia haver cartões, pois isso só demonstra que algures
> no passado houve duvidas se alguem fazia ou não o que dizia.

Provavelmente. Ou então alguém pensou que era interessante
ter uma "recordação" material do QSO, e vai daí rabiscou
num postal os dados do contacto. E para muitos, "a última
cortesia do QSO é a QSL".

Um abraço e bons Dx

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat