ARLA/CLUSTER: DXCC é uma treta da ARRL

listas_ct1eat sapo.pt listas_ct1eat sapo.pt
Sexta-Feira, 22 de Fevereiro de 2008 - 14:23:00 WET

Boa tarde Matias

> O DXCC é uma treta.
> Não vale nada, pelo menos para mim.

Custa-me a acreditar nisso.
Qual é gosto de operar os 4m sem "fazer" novas entidades???
É só fazer contactos por fazer, bater records de distância
e estudar a propagação???

> experimente um colega enviar cartões de  CT2xyz de SSB em 20
> metros que é aceite logo.
> pior ainda, aceitam cartões de 50mhz a estações com classe B.

Esta questão é pertinente. E a propósito vou contar um caso
que nunca contei em público. Há uns anos atrás, mais de 10,
resolvi denunciar um CT que, na minha perspectiva, não tinha
operado um concurso da ARRL segundo os regulamentos portugueses.
Resposta pronta dos OM: não temos nada com isso. Fiquei furioso!!!
Após uma troca de emails, resignei-me e algum tempo depois acabei
por concordar com a resposta. Na verdade eu devia ter denunciado
o caso ao ICP (agora ANACOM). Esses sim tem autoridade e competência
para verificar e fazer cumprir as leis e regulamentos do serviço de
amador. E se esse OM ficou impune, foi porque o ICP não cumpriu o
seu dever. Então percebi que não é a ARRL que tem que conhecer as
leis e regulamentos, de todos os operadores dos diferentes países
que participam nos concursos. Eles apenas verificam se as regras
dos concursos são observadas, essas sim da sua competência.

Quanto aos casos que relatas, são também casos de competência
da ANACOM, pois a ARRL não tem que saber que os CT2 não podem
operar SSB em 20m, e a classe B não tem previlégios para operar 6m,
logo não se podem recusar a aceitar as QSL que lhe são apresentadas.

> Eles querem é dinheiro.

Neste particular concordo tendencialmente contigo.
Isto é, nós sabemos que o processo burocrático tem
um custo, e que a mão de obra cada vez está mais cara.
Mas no que toca a diplomas acho que os preços não são
para amadores... Por isso mesmo nunca pedi (paguei) nenhum.
Mas é inegável que têm publicações de grande qualidade
a um preço ridiculo, e que prestam serviços de boa
qualidade aos seus associados.

> Meu, é que não vão ver.
> cartões sim, se electronicos melhor, pois é o futuro.

Concordo plenamente. Já estás no LOTW?

Um abraço

73 F.Costa, CT1EAT
www.qsl.net/ct1eat