Re: ARLA/CLUSTER: Radioamadores reclamam de interferências da TV Cabo

Paulo Santos ct4dk mail.telepac.pt
Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2008 - 10:07:55 WET

É de lamentar que só se tenha falado na região norte pois o problema é
de nível Nacional, tal como alertei num email anterior a quando da
divulgação da petição que se devia de generalizar o problema e não
concentrar numa região e em uma frequência em particular pois as
operadoras de televisão por cabo têm vindo a "assaltar" o nosso espectro
de frequências, o problema não se deve restringir ás caixas de
distribuição do sinal mas sim também aos cabos pois como nós sabemos
qualquer cabo por muito bom que ele seja deixa sempre escapar alguma
radiação electromagnética para o seu exterior comportando-se como uma
antena, o que a ANACOM deveria fazer isso sim era como a FCC faz nos USA
retira as licenças ás operadoras e só as devolve quando a operadora der
o caso como resolvido, se a ANACOM actuasse assim de certeza que as
operadoras de cabo depressa abandonavam as frequências que ocupam e
mantinham-se nas frequências consignadas ao serviço de televisão, e
espero nunca mais ouvir uma barbaridade como ouvi da boca de um fiscal
da ANACOM que dizia existir dois espectros de frequência uma para o
Hertziano e outro para o cabo o que é uma completa barbaridade pois eu
sempre estudei que o espectro radio é só um embora possa ser conduzido
por via Hertziana, cabo ou outro meio para o efeito.

Assim sendo depois desta noticia a operadora em questão vai ou não
tentar resolver o problema nessa região e dos outros lados ficam como
estão e continuamos na mesma, acho que este assunto já se prolonga á
demasiado tempo eu próprio já enviei um email ao ministro da
comunicações a queixar-me da passividade da ANACOM face a este assunto e
quando me queixei abordei o caso a nivel Nacional e nao foi referida
qualquer frequência em particular mas sim a banda de VHF e UHF e se isto
nao der em nada vai um mail para o ministro Europeu com conhecimento da
ITU e EUROCOM não podemos ficar parados e ficarmos para sempre sentados
em cima do prego e dizer um ai sempre que o prego nos pica temos é que
arrancar o prego de uma vez por todas.

os melhores 73's,
Paulo Santos, CT4DK

http://jn.sapo.pt/2008/02/18/televisao/radioamadores_reclamam_interferencia.html