ARLA/CLUSTER: Nova Entidade DXCC - KOSOVO

ct3ee netmadeira.com ct3ee netmadeira.com
Sábado, 16 de Fevereiro de 2008 - 20:42:09 WET

Boa noite a todos
Sobre este assunto, recebi outramensagem noutro reflector,
que creio ser esclarecedora, quanto ao processo de
criação de novas entidades.
No entanto não invalida que um grupo de operadores leve a
cabo uma activação, antes do anuncio oficial. Lembro que
na recente activação de Saint Barthelemy (FJ), os
operadores inicairam a operação, creio 1ue a 13 ou 14 de
Dezembro, e a ARRL anunciaria a criação da nova entidade
no di 20 (creio eu), com efeitos retroactivos a 14 de
Dezembro, validando assim os contactos efectuados por esse
grupo. Mais tarde saíu a noticia sobre a validade da
operação (FJ/OH2AM).
Deixo então a copia da mensagem que embra esteja em
Inglês, creio ser de facil compreensão:

The DXCC rules are very clear about when a political entity
can be added
to the DXCC list:

http://www.arrl.org/awards/dxcc/rules.html#sii

An Entity will be added to the DXCC List as a Political
Entity if it
meets one or more of the following criteria:

a) The entity is a UN Member State.

b) The entity has been assigned a callsign prefix bloc by
the ITU.

It WILL take at least one of these two events to occur in
order for
Kosovo to be added to the list.  At that time, I will
release a new
DX4WIN country file, not before.

The fact that N7NG, OH2BH and W3UR are in Kosovo may be
considered an
optimistic sign.

AD1C

Um abraço
Luis - CT3EE

----- Original Message Follows -----

> Boa noite
>
> Espero que não seja tarde para responder ao seu email.
> O que sugiro é que "deixe assentar a poeira", e não
ponha
> a "carroça á frente dos bois", isto é, espere que a
> situação politica (estatuto) do Kosovo se defina, e
> aguarde pela declaração que o Kosovo foi incluido no
DXCC.
> Só então saberá a quem deve pedir a licença.
> Neste momento a situação é instável, mas pode
> encontrar alguma info aqui http://dxinfo.ea3bhk.com/
> Boa viagem e boa sorte.
>
> 73 F.Costa, CT1EAT
> www.qsl.net/ct1eat

uns
> seis meses
>
> integrado na Força Nacional Destacada, desejava obter
> autorização para operar desde lá
>
> Entrei em contacto com um radioamador sérvio que me
enviou
> a seguinte resposta:
>

> *Hello my friend,i try to answer you,the best way to get a
> license to work form kosovo (YU8) is to write ti our
> Republic radio and diffusion agency at ratel  ratel.org.yu
> they are authorized to disburse a license for work in
> Serbia and Kosovo,they web site is www.ratel.org.yu and
> there you can get some info in english,if i can help you
> something else,please write to my,73 and All the Best for
> Serbia.*
>

> já tentei contactos com a entidade Servia que atribui as
> autorizações de operação naquela província
autónoma não
> tendo até agora obtido qualquer resposta
>
> penso ke também porque dada a situação politica
não
> existira interesse a fornecer essa autorização a
membros