Fw: ARLA/CLUSTER: Re: Os "Bodes Espiatórios" de quem quer vender o SIRESP.

José Luis Proença (CT2GZB) ct2gzb netcabo.pt
Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008 - 05:37:32 WET

O colega Carlos por acaso nunca pensou em escrever um livro? Este pequeno relato é uma delicia, obrigado.

73 de CT2GZB.

----- Original Message -----
From: Carlos Mourato
To: Francisco Costa, CT1EAT ; Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Sent: Tuesday, February 12, 2008 11:19 PM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Re: Os "Bodes Espiatórios" de quem quer vender o SIRESP.

E por falar em desconhecimento da lei, então era assim nos meus tempos de menino e moço:

A HEAL entenda-se "Hidroeléctrica do Alto Alentejo" hoje EDP produção, (bons tempos, em que as empresas até forneciam vivendas aos empregados) , tinham o chamado "telefone de alta frequencia" que usava onda longa , por volta dos 200KHz para falarem para as outras barragens. Uma especie de PLC que mais não era do que um emissor de AM com cerca de 10 watts em onda longa, e que usava as linhas de alta tensão como meio de propagação. Era uma delicia cá para o rapaz, escutar as conversas nos dias de trovoada no musiqueiro lá de casa em onda longa, pois as linhas de alta tensão por onde "passava" o contacto eram a cerca de 1 km de minha casa. Depois subia-se na frequencia, com paragem no RCP para escutar os parodiantes de Lisboa, em 1035 KHz. mais acima, nas então chamadas "ondas maritimas", escutava-se perfeitamente em AM, o trafego das traineiras e arrastões, que nessa epoca trabalhavam com regras e a cristal!, não é como agora que é tudo à balda e sem regras nem respeito. Havia tambem os famosos 2182 que eu adorava escutar, principalmente os avisos à navegação. depois vinha a nossa banda dos 80m em que eu podia assentar praça sem ser preso! eheheheh!...Só que havia um pormenor! Muito perto dos 3800 KHz em AM com cerca de 500 watts estava a PSP, a transmitir os "sitreps" ao fim da noite, e quando Castelo Branco entrava no ar, era a banda de 80m só para eles. Não esquecer o carro patrulha, com o seu potente emissor de 25 watts a transistores, colocado junto à janela de trás do "Carocha", ligado a uma belissima antena com uns 7m e com uma bobine monstruosa a meio, que nascia no parachoques traseiro e fazia uma "arco da velha" até ao parachoques dianteiro. ( tenho a certeza que muitos colegas ainda se lembram destes verdadeiros postos móveis de rádio). Tambem estes exemplares "postos móveis" invadiam com frequencia a banda de 80m. depois e a seguir a umas tantas broadcastings, vinha a sempre forte "Roma Rádio" que não se cansava de repetir em ISB em frances e ingles "aqui Roma Radio. Serviço radiotelefonico maritimo para os navios no mar. Esta emissão é efectuada para a sintonia do receptor de bordo". Se se tivesse paciencia de estar a escutar a lenga lenga continua, passados alguns minutos lá vinha uma chamada telefonica de terra para o mar, onde se podia escutar todo o tipo de conversa privada, sem que as pessoas tivessem a minima noção de que estavam a ser escutados. Estes serviços estendiam-se por toda a banda de onda curta, e as frequencias utilizadas eram escolhidas de acordo com a distancia do navio. Tambem a Lisboa rádio participava neste teatro de conversas privadas ao alcance de todos. Depois, com paciencia lá se escutavam os aviões e sempre por perto tambem os militares a fazerem contactos com os famosos TR28 e a aproveitar a NVIS por vota dos 6 MHz. Os 40m a seguir e depois navios e mais navios. por volta dos 12MHz e até perto dos 20m , era o espectro preferido das agencias de noticias, com os seus Kw em RTTY que abrasavam tudo! Até nas galenas se escutavam!, mais os 20m e por aí acima, uns tantos "postos" a falar estrangeiro, e depois iamos parar ao principio da banda de FM, lá por volta dos 85MHz, onde a maioria dos radios de FM da época, escutavam a brigada de transito que era uma maravilha. Mais uma paragem para escutar ao fim do dia as mensagens dos "Arrecebido". É claro que um pouco de jeito e sempre se fazia um regenerativo para escutar a banda aéria, pois por muito que se tentasse fazer o desgraçado do transistor AF115 ir aos 144 MHz o gajo ficava-se pela banda aéria o que ja não era mau. Os sortudos que se atreviam a fazer um conversor para os musiqueiros de FM até conseguiam escutar a Lisboa Radio em 156MHz, a passar os telefonemas em VHF entre terra e os barcos a menos de 50 milhas!..
Digam lá se não era interessante ???...Era uma delicia!!!...E mais! era o tempo da PIDE e do Marcelo Caetano e que eu saiba ninguem foi preso!

73 de CT4RK