ARLA/CLUSTER: Problemas com alimentação no sotão.

David Quental ct1drb iol.pt
Sábado, 9 de Fevereiro de 2008 - 16:08:20 WET

Melhores 73s aos colegas,

como alguns colegas já sabem, eu estou praticamente quase 'fora de serviço' no que respeita à minha actividade como radioamador, pelo menos no meu qth, devido a uns 'excelentes' vizinhos. Todavia já instalei uma antena na varanda que me vai dando para receber alguma coisa, muito pouca, e estava com vontade de instalar o rádio no sotão, aonde também instalei uma slooper. O cujo dito sotão tem electricidade e não será dificil fazer uma derivação para alimentar o rádio, no entanto notei que para o sotão só vão 2 fios não havendo o famoso fio da terra ou massa. Experimentei com uma guia de plástico ver por onde os fios passam (já identifiquei qual o disjuntor que corta a alimentação para a luz do sotão) mas enfio a guia, desde o interruptor que está no sotão, quase 6 metros e não me chega ao quadro principal de casa.

Fazer uma terra, com uma vareta e demais fio, para o sotão será missão impossivel com estes vizinhos, que alternativas tenho?

Caso alguém possa dar uma ajuda fico agradecido.

Melhores 73s e bom fim de semana.

CT1DRB/OK8RB
David Quental

De 500 a 4500. Credito pronto a usar!