ARLA/CLUSTER: Novas regras no concursos V-UHF da URE
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2008 - 16:32:27 WET
Prezado Matias, CT1FFU.
Passando ao lado das "guerras intestinas" que sempre existem nestas alturas entre as diversas pessoas e autonomias espanholas, pouco há mais para dizer, na minha opinião, além daquilo que muito sucintamente transmiti à Lista e ao colega Aníbal, EA1ASC.
Periodicamente,tem existido umas tentativas, nem sempre bem conseguidas, de tentar melhorar as coisas e torna-las mais justas e competitivas, do ponto de vista dos responsáveis. Temos sempre de partir do pressuposto que não existe o regulamento ideal e que o bom é sempre inimigo do excelente, beneficiando uns em desfavor de outros. Penso que o importante aqui, é que os beneficiados se sintam em maior n.º, dos prejudicados, mas nunca desincentivando estes últimos a bem da razão principal, a competitividade desportiva. Assim, o consenso é muito difícil de alcançar e durante muitos anos, era praticamente impossível conseguir ganhar um campeonato às estações melhores posicionadas, tanto fixas como portáteis, nas zonas EA3 e EA2.
Basicamente, se pegarmos num mapa peninsular onde estejam assinaladas as zonas montanhosas rapidamente descobrimos o porque de isto ser assim. Como sabemos, a altitude e a nossa posição geográfica são dois factores importantes em VHF e UHF, assim, ouve que adicionar factores de correcção e ponderação que acabam sempre por prejudicar uns e favorecer outros. Temos de também de entrar em linha de conta com o n.º de estações que regularmente participam e a sua concentração ou dispersão. A questão é sempre esta, qual é a justiça dos factores de correcção e ponderação e se estes acabam por tornar as coisas mais competitivas, ou simplesmente acabam por distorcer completamente a realidade e tornando-a injusta. A juntar a isto, temos que, ao contrario do que se passa na Europa, o n.º de estações monooperador fixas é bastante elevado e também o n.º de estações multi-operador, principalmente portáteis, ou que deveriam concorrer justamente e realmente nesta modalidade, é exíguo.
Assim e perante aquilo que está proposto, existe um consenso alargado sobre a aceitação dos dois primeiros pontos e do quinto.
As divergências acentuam-se para os pontos 3 e 4. Os multiplicadores (n.º de quadriculas contactadas) sempre foi considerado um dos importantes factores de correcção, ponderação e um incentivo à dispersam das estações pelas diversas áreas geográficas. De certa forma, as distancias dos contactos, Km efectuados, atenuam-se na sua importância. Ao optar-se somente pelos km, pura e simplesmente, as estações nas periferias saem, na minha opinião, no geral beneficiadas.
Penso que o ponto cinco não foi bem esclarecido, mas daquilo que entendo, o campeonato iria ser mais predominantemente monobanda e não tanto multi-banda ao nível das pontuações. Como sabemos, um dos meses onde a possibilidade de ocorrência de esporádicas é maior, é no inicio de Agosto, e devido ao fenómeno em si, este é sempre mais ou menos localizado e com tempos de aberturas úteis diferentes, o que acaba por beneficiar uns em desfavor de outros, quando acontece num concurso. A juntar a isto, a possibilidade de uma esporádica chegar a atingir os 70cm, é ainda muitíssimo mais reduzida e francamente mais localizada tanto no tempo como no espaço.
Quanto ao ponto 6 existe, um consenso quase geral de repudio e desacordo, pois existe a possibilidade real de uma estação ter uma tal pontuação, num reduzido n.º de concursos (1 ou 2) que basicamente arrasava o campeonato em desfavor de uma maior competitividade e principalmente regularidade e esforço das outras todas participantes.
Penso que todos, inclusivamente e principalmente os CT, e já agora os C3 (Andorra), devem manifestar a sua opinião pois são parte interessada, pelo menos enquanto o campeonato da URE de VHF e UHF for internacional e não regional ou nacional.
Por aquilo que me foi transmitido pelo vogal da URE, o colega Aníbal, EA1ASC,( ea1asc ure.es<mailto:ea1asc ure.es> ) todos sem excepção devem manifestar a sua opinião e esta será tida em conta. Logicamente, penso que os colegas espanhóis são os mais interessados e que terão mais peso nas decisões finais, afinal o campeonato pertence-lhes.
_\\|//_
( o o )
------------------ooO-(_)-Ooo------------
73 de:
************************************
* CT1FBF / João Gonçalves Costa
* QTH Locator : IM58kq
* CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37
* E-mail and Adress, see in:
* www.qrz.com
* QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
**************************************
________________________________
From: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] On Behalf Of antonio matias
Sent: sexta-feira, 12 de Dezembro de 2008 13:14
To: cluster radio-amador.net
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Novas regras no concursos V-UHF da URE
Estas novidades estão a levantar uma poeira danada nos nuestros hermanos.
Os foruns EA estão em pé de guerra.
Talvez o colega João Costa CT1FBF nos possa dar um lá-mi-ré aqui na lista sobre estas novas normas que estão propostas.
O que poderá mudar nos concursos?
há vantagens? desvantagens?
Já sabemos que como CT's a nossa opinião não conta para este totobola, mas para os regulares
participantes nestes concursos, devem de estar atentos.
73's
Matias
________________________________
From: joao.a.costa ctt.pt
To: cluster radio-amador.net
Date: Thu, 11 Dec 2008 13:29:12 +0000
Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Novas regras no concursos V-UHF da URE
Caros colegas,
Desde uma leitura rápida, estou de acordo com as Duas primeiras e a 5 das modificações propostas, e contra a 3, 4 e 6.
"1.- Los concursos IARU de V-UHF vuelven a puntuar para el Campeonato URE V-UHF."
- Nada a opor, no entanto para nós portugueses, teremos de enviar dois log´s, um para URE em Espanha e outro para a REP em Portugal.
"2.- Puntúan todos los concursos (desaparece retirar la puntuación menor en caso de haber participado en todos)."
- Nada a opor e concordo que todos os concursos pontuem.
"3.- Se suprimen los multiplicadores.
4.- La puntuación total es la suma de Km. "
- Em desacordo, pois os multiplicadores são importantes para existir uma maior dispersão e ocupação em diferentes quadriculas. São também importantes para o interesse que é colocar em concurso quadriculas mais difíceis e onde o numero de Amadores é menor. Obviamente, que estando em desacordo com a primeira, estou em desacordo com a segunda, e assim a pontuação total deve continuar a ser o somatório dos multiplicadores /quadriculas e Km´s.
"5.- El Concurso Nacional pasa a ser monobanda y no combinado."
- Nada a opor.
"6.- La puntuación final del Campeonato seria la suma de la obtenida en los distintos concursos."
- Totalmente contra, isto iria retirar competitividade, pois bastava que um dois primeiro consegui-se uma excelente esporádica para conseguir quase que ganhar, o campeonato.
Tivemos um exemplo cá em Portugal, num concurso da ARBA uma estação da Madeira tirou uma tal classificação que já não necessitava de participar e pontuar nos restantes 2 concursos do campeonato.
O e-mail do Anibal, EA1ASC pode ser : ea1asc ure.es<mailto:ea1asc ure.es>
Friso que num inquérito na Lista yahoo VHF-EA-CT sobre as categorias a concurso, a maioria optou(47%) pela não modificação do regulamento do Campeonato e concursos.
João Costa, CT1FBF
________________________________
From: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] On Behalf Of antonio matias
Sent: quarta-feira, 10 de Dezembro de 2008 22:23
To: cluster radio-amador.net
Subject: ARLA/CLUSTER: Novas regras no concursos V-UHF da URE
Novidades de Ponferrada...
De vuelta de Ponferrada y después de una charla, fuera de programa,.entre todos los que quisieron participar. Y donde se proyectaron dos videos sobre el homenaje a EA3DXU en el Memorial EME EA3DXU y el montaje de EA3BB para su instalacion portable de EME. Tuvimos tambien una pequeña charla donde propuse una serie de modificaciones para los concursos del año que viene, a algunos le gusto, pero otros "encolerizaron" y palabras textuales " no aceptan ningun cambio....." bueno como creo que el proceso de informacion a todos, primero a los organizadores, luego a los que fueron a Ponferrada y ahora es el momento de comunicarlo al resto y que deis vuestra opinión, a ser posible argumentada y no por que si.. Todo cambio lleva discrepancia en las opiniones a unos les gusta y a otros no les gusta por eso os pido que razoneis las respuestas.
Las modificaciones después de analizar los datos de los distintos concursos durante los últimos años, y que creo es necesario incluir para el año que viene que os resumo a continuación:
1.- Los concursos IARU de V-UHF vuelven a puntuar para el Campeonato URE V-UHF.
2.- Puntúan todos los concursos (desaparece retirar la puntuación menor en caso de haber participado en todos).
3.- Se suprimen los multiplicadores.
4.- La puntuación total es la suma de Km.
5.- El Concurso Nacional pasa a ser monobanda y no combinado.
6.- La puntuación final del Campeonato seria la suma de la obtenida en los distintos concursos.
Si tenéis alguna sugerencia, os rogamos lo hagáis a la mayor brevedad posible para cerrar de forma definitiva la organización del Campeonato URE V-UHF 2009 y así entre todos hacer un campeonato, si cabe más atractivo aún que el celebrado durante los últimos años.
Esperamos vuestras opiniones.
Saludos.- Anibal EA1ASC
________________________________
Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!<http://www.livemaps.com.br/index.aspx?tr=true>
________________________________
Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o Messenger! É GRÁTIS!<http://www.msn.com.br/emoticonpack>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20081212/e0b8c987/attachment.htm
Mais informações acerca da lista CLUSTER